E-PRIX DE ROMA: O IMPÉRIO DE EVANS NA ITÁLIA, DENNIS COM UMA MÃO NO TROFÉU DO CAMPEONATO

O fim de semana em Roma trouxe para a FE dois vencedores, o pior acidente da categoria e uma disparada na luta pelo campeonato.

Round 13

Mitch Evans garantiu para si, no sábado, sua 9ª vitória no campeonato elétrico e sua terceira seguida em Roma após largar da pole, com seu companheiro de equipe largando ao seu lado. Sam Bird ultrapassou Evans assim que as luzes vermelhas apagaram e se manteve à frente por algumas voltas. Mitch conseguiu ultrapassá-lo pouco tempo depois, mas com o início do uso do Modo de Ataque, Sacha Fenestraz ultrapassou ambos, liderando a corrida até a bandeira vermelha ser balançada.

Na volta 9, Bird acabou perdendo a traseira de seu carro na parte mais rápida da pista, a seção entre as curvas 6 e 7, o que causou uma grande sequência de batidas perigosas em alta velocidade.

Sebastien Buemi atingiu a traseira do Jaguar e seu carro sofreu danos graves e terminais. António Félix da Costa, que passava ao lado dos dois, foi atingido por cima pelo Envision de Buemi, após o impacto da primeira batida ter feito o carro pular. Edoardo Mortara, que vinha logo atrás, atingiu em cheio a lateral de Bird, empurrando o britânico para frente e destruindo sua própria dianteira. Outros carros conseguiram passar pelas laterais sem tocar o Jaguar, mas os detritos causaram furos e defeitos inesperados.

Os 4 carros ficaram completamente destruídos e sem possibilidade de reparos, mas todos os pilotos saíram bem e sem danos do acidente.

Quando feita a relargada, 7 pilotos ficaram de fora: Bird, Buemi, Da Costa, Mortara, Di Grassi, Frijns e Lotterer (apenas este último sem abandono por conta da batida, o piloto da Andretti bateu sozinho algumas voltas antes da bandeira vermelha, o que causou a entrada do Safety Car na pista).

Fenestraz foi imediatamente atacado tanto por Evans quanto por Dennis, este liderando a corrida até a volta 22 de 27 (25 planejadas mais 2 adicionadas pelo Safety Car) quando a estratégia de gasto e regeneração de energia escolhida pela equipe não foi a certa, o que levou o piloto a criticar a decisão o rádio. Dennis não somente perdeu a liderança, como sua chance de pódio, já que sua reserva de energia era menor que a de seus adversários. Ele foi ultrapassado por Cassidy e por Günther, terminando a corrida em P4 e assistindo Nick, seu competidor mais ferrenho no campeonato, abrir uma vantagem de 5 pontos na tabela.

Mitch Evans levou para si todos os pontos possíveis: os 3 de Pole Position, os 25 da vitória e mais 1 ponto pela volta mais rápida.

Simplesmente incrível vencer da pole em um momento realmente crucial da temporada. Eles me pressionaram muito, foi realmente um jogo de dois tempos. A equipe e eu executamos uma corrida perfeita, um grande obrigado a eles por me ajudarem e continuamos amanhã.

Mitch Evans

Pontuaram no Round 13: Mitch Evans, Nick Cassidy, Max Günther, Jake Dennis, Jean-Éric Vergne, Nico Müller, Norman Nato, Sérgio Sette Câmara, Pascal Wehrlein e Sacha Fenestraz.

Round 14

A segunda corrida em Roma começou com Dennis decidido a não deixar a distância entre ele e Cassidy na tabela aumentar. O britânico conseguiu a Pole Position no início da manhã de domingo e largou muito bem. Logo atrás dele vinha Cassidy e Norman Nato, que foi rapidamente ultrapassado por Evans que largou de P4.

A sorte, no entanto, não esteve ao lado de Mitch no domingo. Ainda na segunda volta, sem conseguir frear no tempo certo, Evans atingiu a traseira de Cassidy, praticamente destruindo suas chances de luta pelo campeonato. Nick ainda conseguiu voltar a corrida, embora com a parte de cima de seu carro quebrada, mas o piloto da Jaguar precisou abandonar.

Cassidy tentou se recuperar, mas terminou a corrida em P14 e sem pontos.

Com o erro de Evans e sem precisar se preocupar com Cassidy, Jake Dennis e sua equipe corrigiram os erros cometidos no dia anterior e conquistaram um grande feito: o Grand Slam.

O britânico não somente largou da pole, como liderou todas as 24 voltas programadas, garantiu a volta mais rápida e venceu o Round 14, se tornando o único piloto a conquistar tal feito duas vezes na competição e o piloto com mais pódios em uma única temporada da Formula E. Os 29 pontos conquistados o colocaram 24 pontos a frente de Cassidy e 44 pontos a frente de Evans, deixando-o praticamente com uma mão no troféu do mundial.

Depois do erro de ontem, demos a volta por cima para a redenção total e mal posso esperar para comemorar com a equipe. Terei uma corrida em casa a seguir e seremos grandes lá, espero ver muitos fãs britânicos e vou tentar conquistar o campeonato lá, mas por enquanto eu preciso de um bom e longo banho.

Jake Dennis

O Round 14 também foi importante para os outros pilotos que completaram o pódio: Norman Nato e Sam Bird. Mesmo com sua asa dianteira quebrada, Nato conseguiu segurar Bird atrás de si e conquistou seu primeiro pódio na temporada assim como o primeiro pódio da Nissan como uma equipe oficial da Formula E. Já Sam Bird conseguiu se redimir da confusão do dia anterior e garantiu um P3, embora não tenha mais chances de lutar pelo campeonato.

Atrás deles, ultrapassaram a bandeira quadriculada na área de pontos: Mortara, Buemi, Günther, Wehrlein, Vandoorne, Ticktum e Müller.

A tabela do campeonato atual de pilotos está assim:

POSIÇÃOPILOTOPONTOS
1Jake Dennis195
2Nick Cassidy171
3Mitch Evans151
4Pascal Wehrlein146
5Jean-Éric Vergne107
6Max Günther101
7António Félix da Costa93
8Sebastien Buemi82
9Sam Bird77
10Norman Nato47
11Stoffel Vandoorne46
12Jake Hughes46
13René Rast40
14Sacha Fenestraz32
15Edoardo Mortara29
16Lucas Di Grassi24
17Andre Lotterer23
18Dan Ticktum20
19Sérgio Sette Câmara14
20Nico Müller11
21Oliver Rowland9
22Robin Frijns6
23Roberto Merhi0
24Kelvin Ven Der Linde0
25David Beckmann0

A Formula E retorna para o seu último fim de semana nos dias 29 e 30 de julho, para os Rounds 15 e 16 que encerrarão o campeonato, em Londres, na Inglaterra.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *