VITÓRIA DUPLA DE ESPARGARÓ E ACIDENTE DE BAGNAIA MARCAM O GP DA CATALUNHA

Após a vitória de Espargaró no sábado e um pódio inteiramente de espanhóis, concluímos o GP da Catalunha com emoções mistas. De um lado pudemos assistir a primeira dobradinha da Aprilia em GPs, uma vitória incrível de Aleix Espargaró depois de uma batalha intensa com seu companheiro de equipe. De outro lado, o desastre da Ducati com Pecco Bagnaia em um assustador incidente, incluindo um highside de Pecco e um acidente causado por Enea Bastianini na primeira curva do circuito.

Uma bandeira vermelha foi necessária logo na primeira volta da corrida, por conta de dois incidentes separados por segundos, envolvendo especialmente os pilotos Ducati. Enea Bastianini foi otimista em sua largada, mas cometeu um erro e acabou caindo, derrubando com ele Johann Zarco, Alex Marquez, Fabio Di Giannantonio e Marco Bezzecchi, todos com moto Ducati. Bastianini recebeu uma volta longa como punição pelo incidente, que deverá ser cumprida na próxima corrida que o italiano participar.

Quase no mesmo momento, Francesco Bagnaia, provavelmente com os pneus ainda frios na largada, foi ejetado de sua moto e caiu no meio da pista, no caminho de todo o pelotão que vinha logo atrás dele. Brad Binder não conseguiu desviar e atingiu as pernas de Bagnaia, perdendo o controle da moto em seguida e também caindo na brita. Felizmente, Bagnaia conseguiu sair da situação sem graves consequências, apenas com algumas contusões locais. Já Bastianini teve uma fratura na perna e no dedo da mão, ambos no lado esquerdo, e que necessitarão de cirurgia nos próximos dias. Brad Binder acabou abandonando o GP após da relargada, com problemas técnicos em sua moto. Pol Espargaró e Raul Fernandez também precisaram abandonar a prova por problemas técnicos, e ainda não temos mais detalhes sobre esses casos.

Uma tarde louca. Fiz uma largada muito boa, mas na saída da curva 2 não vi nada até chegar ao Pecco e sua moto no meio da pista. Atingi a moto dele, tentei desviar dele e não consegui. Acabei caindo. Graças a Deus eu o vi se mexendo, então espero que ele esteja bem. Reiniciamos a corrida e aumentei a temperatura do último pneu que tínhamos, mas depois tivemos um problema técnico. Minha única prioridade hoje é não ter machucado ninguém gravemente. Quanto ao resultado; é o que é.

Brad Binder

Definitivamente, o fim de semana foi da Aprilia. Aleix Espargaró e Maverick Viñales protagonizaram uma bela batalha pela liderança depois da relargada, apesar de Maverick ter controlado boa parte das voltas com uma vantagem na liderança. Miguel Oliveira, da RNF, completou o bom fim de semana da Aprilia terminando em 5º. Aleix consolidou o primeiro pódio duplo da Aprilia em GPs, assim como a primeira dobradinha na história da equipe.

O melhor dia da minha vida, embora não seja nada fácil. Na segunda largada, depois de ver a queda feia do Bagnaia, fiquei tenso e nervoso e perdi terreno para Maverick. Aí resolvi forçar, sem pensar muito no desgaste dos pneus ou nos riscos, porque queria muito lutar pela vitória. Quando o alcancei, ficou bastante claro que ele estava tendo dificuldades de aderência e eu o ultrapassei. É incrível ver duas Aprilias à frente de todos. Significa que estamos crescendo, mas não devemos nos enganar pensando que já chegamos. Ainda precisamos trabalhar muito juntos, orgulhosos do que estamos fazendo e todos unidos, caminhando em direção ao mesmo objetivo.

Aleix Espargaró

Estou extremamente feliz com o que estamos fazendo na Aprilia. Aqui encontrei motivação e uma equipe extraordinária, e é entusiasmante que agora os resultados do nosso trabalho sejam visíveis para todos. Este cenário era difícil de imaginar. Hoje tive que diminuir o ritmo a certa altura, especialmente devido ao desgaste dos pneus dianteiros, mas ainda tive boa aderência na traseira. Talvez o estilo de pilotagem de Aleix funcione melhor deste ponto de vista. Em todo caso, dois pódios num fim de semana são um resultado pessoal extremamente bom, especialmente porque fizemos algo único como equipe.

Maverick Viñales

Gresini também teve um dia positivo, já que em sua corrida em casa, Alex Márquez terminou em sexto e Fabio Di Giannantonio cruzou a linha em uma excelente nona posição. Estes foram dois resultados importantes para a equipe, já que a queda de Bastianini na primeira volta atingiu ambos os pilotos. Assim que regressaram à pista, porém, conseguiram somar alguns pontos importantes para a temporada, considerando a magnitude dos incidentes de hoje.

Como resultado, além do pódio espanhol com A. Espargaró, Viñales e Martin, completaram o GP na zona de pontuação: Zarco, Oliveira, A. Marquez, Quartararo em um excelente 7º lugar, Miller, A. Fernandez, Di Giannantonio, Marini, Bezzecchi, M. Marquez, Morbidelli e Nakagami.

A MotoGP volta semana que vem para o GP em San Marino, nos dias 8 a 10 de setembro.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *