Nessa sexta-feira(9), o piloto Caio Collet participou da coletiva de imprensa da Indy NXT e contou qual é sua perspectiva para a temporada de estreia. O brasileiro chega para buscar novos desafios nos Estados Unidos depois de altos desempenhos nas bases europeias.
Em 2024, ele estreará na principal categoria que antecede a NTT INDYCAR SERIES e afirmou estar empolgado para essa nova etapa na qual iniciará sua jornada nas pistas norte-americanas. Será tudo “novo” e uma nova experiência por completo.
Alguns tópicos de destaque:
- “O que a respeito da Indy NXT te atraiu para assinar para uma nova categoria depois da Europa?” – Eu acho que a categoria por conta própria, e claro, estar aqui para me tornar um piloto da Indy. Eu acho que isso vem primeiro, é para isso que viemos para cá, e sim, é uma ótima categoria. Um pouco diferente da Europa com certeza, mas estou muito animado para estrear.
- “Crescendo você viu muitos pilotos brasileiros como Castroneves, Kanaan, Fittipaldi, aqui. Esses pilotos são em quem você se inspira ou é mais sobre a mensagem?” – Com certeza são pilotos que tiveram carreiras incríveis e seu puder conquistar 1/3 do que eles conseguiram, estarei feliz. São uma ótima inspiração para mim, e não só para mim, mas para todos os brasileiros que deixam o Brasil para tentar uma carreira fora. E como você pontuou antes, a maioria espera pela Fórmula 1, mas eles são inspiração para todo o país. Estou muito animado por poder estar aqui.
- “Caio, o que você sabe sobre os ovais? Como você se prepara para eles?” – Eu não sei nada sobre ovais. É um novo tópico para mim. A parte boa é que eles virão no final do ano, então eu tenho tempo para me preparar e espero também fazer alguns testes para ver como eu me saio. Mas sim, minha experiência é zero e eu não tenho ideia de como pilotar neles, mas sei que terão testes antes.
- “Você é um cara que gosta de subir no simulador para aprender novas pistas de corrida? E como você assiste, fica voltando para analisar? Você sabe que muitos pilotos gostam de assistir as câmeras onboard de diferentes pilotos também. Como você se prepara de fora para esses dias de teste nos ovais?” – Eu acho que junto com o time nós veremos esses vídeos onboard, claro. E também as corridas. Eu gosto de assistir as corridas anteriores para ver o que eles fizeram ou não, e o que poderiam ter feito melhor. Acho que com o time terei muita informação também. Eles têm muitos pilotos do ano passado que estarão lá, então informação não será algo que faltará. E isso me faz gostar mais de estar no time. Mas também acho que os ovais na vida real serão um pouco diferentes de tudo isso.
- **RACE MODE: “Caio, da sua perspectiva, o que você acha sobre o positivo cenário brasileiro nas categorias da Indy? Talvez receber algumas dicas dos pilotos brasileiros que competem ou já competiram possa te ajudar nessa primeira temporada?” – Sim, com certeza. Eu tentarei falar o máximo possível com o Tony e com o Helio, para ver primeiro o que posso fazer nos ovais, porque não tenho ideia. E também o que posso fazer em minha carreira e o que posso conquistar ou não. Eu acho que isso irá depender também dos meus resultados esse ano, mas com certeza eles são pilotos que eu procurarei e tentarei tirar o máximo de informação que puder.
- “Voltando aos ovais, você disse que não sabe nada sobre eles. Está animado para isso? Com um pouco de ansiedade para pilotar neles? Como se sente em relação a isso?” – Estou um pouco dos dois na verdade. Felizmente animado, mas também um pouco ansioso. Eu não sei o que esperar, mas acho que terei todo o suporte necessário e será assim em toda nova pista….
- “Falando sobre essas outras pistas, tem alguma em especial que você está esperando mais do que as outras?” – E eu estava realmente ansioso para Laguna, mas nós fizemos testes lá na segunda e na terça, então essa é uma das que já conheci. Mas também Road America acho que será boa de conhecer, e com certeza todos os circuitos de rua. Serão um pouco desafiadores, mas acho que pilotar em todos será uma boa experiência.
(A temporada da INDY NXT começa no dia 10 de março, no GP de São Petersburgo.