RUSSELL VENCE NA ÁUSTRIA EM MEIO A DISPUTA ENTRE NORRIS E VERSTAPPEN

O final de semana do Grande Prêmio da Áustria caracterizou uma intensa disputa entre os atuais atores dos lugares mais altos do ranking do campeonato de pilotos da Formula 1. Com grandes batalhas, muitas emoções e surpresas pelo caminho, o circuito da Red Bull levará consigo uma épica memória de 2024. O piloto da equipe da casa, Max Verstappen, tinha grandes chances de vencer a corrida, porém teve grandes dificuldades ao disputar com o piloto da McLaren, Lando Norris, nas últimas voltas. O que os pilotos, e muito menos o público, não esperavam era que essa batalha teria resultados negativos para ambos os lados, com Lando abandonando a corrida e Max sendo penalizado.

O personagem que terminou por ser a estrela do dia foi George Russell. O piloto da Mercedes seguia atrás dos pilotos que batalhavam, mas aproveitou bem a oportunidade após a colisão e levou a vitória para casa. Certamente, uma noite emocionante para o piloto inglês, assim como para os outros presentes no pódio, Oscar Piastri e Carlos Sainz. Veja abaixo, com mais detalhes, como foi a corrida do Grande Prêmio da Áustria.

Reprodução: REUTERS / Florian Goga

Resumo Pré-Corrida

O final de semana começou com poucas surpresas com Verstappen dominando o 1⁰ treino livre e, logo em seguida, conquistando a Pole Position da corrida Sprint. No entanto, os pilotos da McLaren não têm trazido tranquilidade para o piloto neerlandês, ficando bem próximos do tempo do piloto. Durante a corrida Sprint, pouco mudou. Verstappen dominou e, novamente, ambos os pilotos da equipe britânica completaram o pódio.

Não pode-se deixar de falar dos avanços estrondosos da Mercedes nas últimas corridas. Certamente, ambos Russell e Hamilton têm demonstrado cada vez mais satisfação com o carro e resultados melhores tem vindo para a equipe alemã.

A classificação para a grande corrida foi caracterizada por mais uma rivalidade entre Norris e Verstappen, mas o piloto da Red Bull saiu na frente com uma boa vantagem. Assim, o mais esperado era uma boa batalha amigável durante a corrida de domingo, porém, o final foi trágico para ambos os lados.

Resumo da corrida

Verstappen largou muito bem e fez com que o público acreditasse que mais uma vitória tranquila viria, mas Norris tem chegado cada vez mais para abalar a tranquilidade de Max dos últimos anos. A corrida caracterizou boas pequenas batalhas pelo meio do Grid, até mesmo entre pilotos da mesma equipe, como Ocon e Gasly, onde Gasly saiu na frente e completou com uma fala para o companheiro pelo rádio:

Inicialmente, com a boa largada de Max, a briga pela segunda posição foi entre Norris e Russell, onde Lando levou a melhor. Enquanto isso, Leclerc viu sua corrida acabar ainda na primeira volta. O piloto monegasco perdeu parte da asa dianteira após toque com Piastri e precisou ir aos boxes, perdendo 13 posições e voltando em 19⁰.

Na terceira volta, Lewis Hamilton começou a ameaçar George Russell pela terceira posição e chegou a conseguir conquista-la, mas logo foi ultrapassado pelo seu companheiro de equipe. Um poucomais a frente na corrida, Leclerc precisou visitar novamente os boxes, trocando pneus duros por pneus médios, e voltou em último. Enquanto pouca esperança se via para Leclerc, Norris informava aos seus engenheiros que os pneus duros não estavam funcionando bem, destacando que tinha dois jogos de pneus médios disponíveis.

Na 21ªvolta, Fernando Alonso, que tem vivido uma fase complicada com a Aston Martin, foi punido em 10 segundos após colidir com Zhou e forçá-lo a sair da pista. Um pouco depois, Hamilton também foi penalizado por cruzar a linha branca na entrada dos boxes, e Sergio Pérez recebeu uma penalidade de 5 segundos por excesso de velocidade no pit lane.

Novamente, Fernando Alonso não teve sorte ao estar no meio de u,a disputa entre os companheiros de equipe da Alpine. Na disputa pela 12ª posição, os três carros se tocaram e Gasly foi forçado a sair da pista por Ocon. Na 41ª volta, Gasly saiu na frente e assumiu a 8ª posição, resultando na situação de provocação citada acima.

A disputa tensa encerrava no fundo do pelotão é caracterizava cada vez mais o topo. Na 40 volta, Verstappen notou uma queda no desempenho dos pneus duros e relatou o problema aos engenheiros. A esse ponto, o piloto neerlandês já assumia uma vantagem de 7 segundos sobre Norris. Oito voltas depois, o piloto decide ir aos boxes e Norris acompanhou-o. Entretanto, Max não esperava que uma das características mais fortes de sua equipe fosse falhar em um momento tão decisivo. Problemas no pit stop da Red Bull, que durou 6,5 segundos, permitiu que Norria se aproximasse de Verstappen e voltasse para a corrida com menos de 3 segundos de desvantagem.

Com isso, na 55ª volta, a vantagem era de menos de um segundos e a ultrapassagem dopiloto da McLaren já parecia inevitável. Max reclamava da falta de aderência de seus pneus médios, que eram semi-novos. Tudo parecia propício para Lando sair vitorioso dessa batalha.

Reprodução: Formula 1

O piloto da McLaren chegou a ultrapassar Verstappen, porém precisou devolver a posição por ter ultrapassado os limites de pista. Logo, a disputa ficava cada vez mais tensa e com menos de 10 voltas para o fim, uma batalha que parecia épica, tornou-se trágica para ambos os lados.

Na volta 64, Lando foi fazer a ultrapassagem e ambos colidiram com a tentativa de Verstapen de impedir o movimento. O pneu de ambos furou e o carro de Norris não teve condições voltar para a pista visto a traseira estraçalhada pelo rival. Além disso, Max foi penalizado em 10 segundos e, após a corrida, levou 2 pontos na carteira pelo incidente.

Portanto, George Russel, que seguia uma boa corrida constante atrás do caos, assumiu a liderança e lutou até o final para não sofrer ataques dos pilotos atrás, Piastri e Sainz. Devido aos destroços dos carros de Verstappen e Norris, o safety-car virtual foi ativado e a tensão foi aumentando para o piloto da Mercedes. Entretanto, mesmo de forma surpresa, sua vitória estava escrita e cruzou a linha de chegada brilhantemente.

O piloto foi altamente motivado pelo seu chefe de equipe, Toto Wolff, e ambos caracterizaram um diálogo emocionante onde Toto motiva George dizendo: “George, você pode ganhar isso. Você pode ganhar, George.” Ele logo respondeu dizendo para deixa-lo dirigir, e o final foi de bastante emoção.

O GP da Áustria marcou não apenas a 2ª vitória de George Russell na F1, mas também uma histórica conquista de pontos da Haas. A equipe americana tem subida cada vez mais nas competições e marcou 12 pontos nessa rodada, mais que em todo o ano de 2023.

Pós Corrida

Apesar de grandes festas nos boxes da Mercedes, o clima não estava dos melhores nos boxes. Lando Norris e Max Verstappen deram suas opiniões sobre a dramática colisão no final da corrida que custou o resultado final para ambos, principalmente para Norris.

Refletindo sobre a corrida,onde mostrou um ritmo impressionante antes do contato com Verstappen, Norris não escondeu sua decepção:

Achei que era uma boa corrida até então. Claramente, um pouco atrás em termos de ritmo comparado a Max, no primeiro e segundo stint ele sempre se afastava um pouco. Mas eles cometeram muitos mais erros que nós. Eles erram no pit stop, o que é raro para eles, mas claramente sob pressão começaram a ter deslizes. Porém, senti qu3 dia uma boa corrida. Mative-me na disputa o tempo todo. Foi fácil cometer erros, mas difícil de dirigir por causa das condições de vento e coisas assim. Sinto-me desapontado. Muitos danos no carro, o carro agora está completamente destruído…uma pena. Eu não sei. Você quer continuar dirigindo, ele eu tivesse voltado aos boxes de uma maneira melhor, talvez pudesse ter continuado e conquistado alguns pontos, mas o carro estava muito danificado. Fiz tudo o que pude,d3i uma batalha justa e respeitosa, mas não recebi o mesmo em troca.

— Relatou Norris após a corrida

Norris e Verstappen sempre demonstraram um relacionamento bom fora das pistas, tendo o próprio Max relatando que Lando era seu amigo mais próximo do Grid, entretanto, quando perguntados se o incidente seria discutido entre eles relataram:

Não cabe a mim dizer, cabe a ele dizer algo. Eu não fiz nada de errado – ele foi o culpado, então ele é quem deve dizer algo, não eu.

Lando Norris

Preciso rever a colisão. É claro que é lamentável, algo que você não quer ver acontecendo – é simples assim. Acho melhor ver as imagens para entender exatamente o que deu errado, porque foi um ângulo um pouco estranho que nos tocamos, algo muito estranho. Também para ambos termos um furo com isso, foi muito ruim. Mas também fiz tantas coisas erradas durante a corrida que nos colocamos em uma posição como essa, então há coisas que precisamos melhorar.

Ele acrescentou:

“É claro que vamos conversar sobre isso. No momento, acho que não é o momento certo, é melhor deixar as coisas esfriarem. Mas, além disso, estou mais irritado com a performance da corrida.

É notório que o Grande Prêmio da Áustria de 2024 foi uma corrida cheia de surpresas e emoções, marcada por momentos que mudaram o destino da competição. Este evento certamente destacou a imprevisibilidade e a intensidade da Formula 1, onde cada erro pode ser decisivo e a determinação dos pilotos é continuamente testada.

A Formula 1 voltará no final de semana dos dias 5 a 7 de Julho para o Grande Prêmio do Reino Unido, no histórico circuito de Silverstone, casa da McLaren e de vários pilotos do grid.

Veja a classificação final da corrida:

Posição PilotoTempo
1⁰George Russell (Mercedes)71 voltas
2⁰Oscar Piastri (McLaren)+1s906
3⁰Carlos Sainz (Ferrari)+4s533
4⁰Lewis Hamilton (Mercedes)+23s142
5⁰Max Verstappen (RBR)+37s253
6⁰Nico Hülkenberg (Haas)+54s088
7⁰Sergio Pérez (RBR)+54s672
8⁰Kevin Magnussen (Haas)+1m00s355
9⁰Daniel Ricciardo (RB)+1m01s169
10⁰Pierre Gasly (Alpine)+1m01s766
11⁰Charles Leclerc (Ferrari)+1m07s056
12⁰Esteban Ocon (Alpine)+1m08s325
13⁰Lance Stroll (Aston Martin)+1 volta
14⁰Yuki Tsunoda (RB)+1 volta
15⁰Alexander Albon (Williams)+1 volta
16⁰Valtteri Bottas (Sauber)+1 volta
17⁰Zhou Guanyu (Sauber)+1 volta
18⁰Fernando Alonso (Aston Martin)+1 volta
19⁰Logan Sargeant (Williams)+2 voltas
20⁰Lando Norris (McLaren)Abandonou
Por Lívia Galvão

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *