PIASTRI CONQUISTA PRIMEIRA VITÓRIA NO GP DA HUNGRIA APÓS TENSA DISPUTA E CONFUSÃO NA MCLAREN

Oscar Piastri finalmente alcançou sua primeira vitória na Fórmula 1 no GP da Hungria, em uma corrida repleta de emoções e polêmicas. Com temperaturas altas no asfalto e uma estratégia de pneus que dividiu opiniões, a vitória de Piastri foi marcada por uma intensa disputa interna na McLaren e um incidente polêmico entre Verstappen e Hamilton. No meio de uma corrida tumultuada, Piastri se destacou e conseguiu levar o carro da McLaren à vitória.

Reprodução: F1

Confira o resumo da corrida:

Com o asfalto a 44°C e 29°C no ar, os pilotos começaram a corrida no circuito Hungaroring com pneus médios, a escolha mais comum para enfrentar o calor e o desgaste. Os carros da Aston Martin, no entanto, optaram pelos pneus macios para o início da corrida, na esperança de ganhar posições rapidamente.

Na largada, Oscar Piastri surpreendeu ao ultrapassar Lando Norris e assumir a liderança, enquanto Max Verstappen acabou na área de escape e retornou à frente de Norris. O incidente gerou uma queixa imediata do piloto britânico da McLaren e a direção de prova decidiu investigar. Verstappen foi instruído a ceder a posição a Lando, o que causou um momento de tensão no rádio com o piloto neerlandês.

Durante a corrida, Piastri mantinha a liderança. Lewis Hamilton e Charles Leclerc disputavam posições, enquanto Carlos Sainz, que teve uma largada ruim, lutava para se recuperar. Hamilton, logo, fez a primeira parada cedo, trocando para pneus duros e retornando em sétimo. Norris e Piastri também pararam, seguindo a estratégia de duas paradas, anteriormente recomendada pela Pirelli. 

As coisas esquentaram quando Verstappen começou a ter problemas com os freios e fez sua primeira parada mais tarde do que o esperado. Os pilotos da Ferrari também passaram pelos boxes, e Leclerc conseguiu voltar à frente de Verstappen.

O clima escalonou de vez quando Verstappen colidiu com Hamilton na volta 63, com o carro de Verstappen levando a pior. Isso ocorreu após Max tentar ultrapassar o piloto da Mercedes por dentro, o que não deu certo e acabou levando a colisão com Hamilton. A confusão no rádio e as críticas de Verstappen adicionaram mais tensão à corrida, tendo o engenheiro de Max dizendo que “a atitude dele estava sendo infantil”. 

Enquanto isso, na McLaren, o clima estava ainda mais tenso. Numa estratégia em prol de manter a 2ª posição de Norris, a McLaren chamou-o aos boxes antes de Piastri. O resultado: Norris voltou à corrida à frente do piloto australiano. Entretanto, foi instruído a ceder a posição para Piastri, para que, assim, voltasse a formação inicial e não prejudicasse a corrida do piloto mais jovem. 

Lando relutou por longas voltas à ceder a posição, pedindo até que o piloto australiano o alcançasse. Após vários diálogos com o engenheiro, escutando que deveria “fazer a coisa certa”, Norris entregou a posição. No final, Piastri cruzou a linha de chegada em primeiro, comemorando sua primeira vitória na Fórmula 1, apesar do drama e das disputas internas.

Há quem diga que a confusão “tirou o brilho” da vitória de Oscar Piastri, entretanto, por ser um sonho de todo piloto, o próprio demonstrou felicidade e gratidão pela conquista: 

Muito, muito especial. Este é realmente o dia com que sonhei quando criança, estar no degrau mais alto de um pódio da F1. Bem, obviamente foi um pouco complicado no final, mas me coloquei na posição certa desde o início. E, sim, obrigado à equipe por um esforço maravilhoso, um carro incrível. É muito divertido correr com a McLaren, então não posso agradecê-los o suficiente por me darem a oportunidade de estar na F1. E, sim, estar vencendo juntos há 18 meses é uma sensação incrível.

Veja o resultado final da corrida:

Posição Piloto Tempo
1⁰Oscar Piastri (McLaren)
2⁰Lando Norris (McLaren)+2s141
3⁰Lewis Hamilton (Mercedes)+14s880
4⁰Charles Leclerc (Ferrari)+19s686
5⁰Max Verstappen (RBR)+21s349
6⁰Carlos Sainz (Ferrari)+23s073
7⁰Sergio Pérez (RBR)+39s792
8⁰George Russell (Mercedes)*+42s368
9⁰Yuki Tsunoda (RB)+1m17s259
10⁰Lance Stroll (Aston Martin)+1m17s976
11⁰Fernando Alonso (Aston Martin)+1m22s460
12⁰Daniel Ricciardo (RB)+1 volta
13⁰Nico Hülkenberg (Haas)+1 volta
14⁰Alexander Albon (Williams)+1 volta
15⁰Kevin Magnussen (Haas)+1 volta
16⁰Valtteri Bottas (Sauber)+1 volta
17⁰Logan Sargeant (Williams)+1 volta
18⁰Esteban Ocon (Alpine)+1 volta
19⁰Guanyu Zhou (Sauber)+1 volta
20⁰Pierre Gasly (Alpine)DNF
* Ponto extra da volta mais rápida

A Formula 1 retorna de 26 a 28 de julho para o Grande Prêmio da Bélgica, referente a 13ª etapa da temporada e a última antes da pausa de verão.

Por Lívia Galvão 

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