A definição que podemos dar para essa corrida Sprint da Formula 2 no Azerbaijão é: caos!
Mesmo sendo pole position apenas para a corrida de domingo, o britânico Oliver Bearman, da Prema Racing, conquistou o lugar mais alto no pódio da corrida deste sábado, além de também garantir a volta mais rápida.
Para a felicidade da Prema, o Frederik Vesti conseguiu o segundo lugar, trazendo uma dobradinha para a equipe e finalizando o pódio, tivemos o americano Jak Crawford pela equipe Hitech.
A corrida acabou sendo positiva também para o brasileiro Enzo Fittipaldi, que conseguiu subir o quinto lugar, garantindo pontos valiosos.
Na largada, o Richard Verschoor largou da primeira posição, vindo logo atrás o francês Victor Martins e o barbadiano Zane Maloney, mas não durou muito tempo essas posições. Martins começou a corrida bem agressivo e acabou sendo espremido pelo Maloney e Verschoor, que logo abandonou a corrida por perder a frente do carro.
Maloney começou a perder desempenho por conta do pneu furado e o norueguês da MP Motorsport, Dennis Hauger, conseguiu subir 5 posições e liderar a corrida.
Enquanto Vesti e Pourchaire iam ganhando posições, na volta 3 surge a primeira bandeira amarela da prova no setor 2, pelo Boschung, que bateu no muro na frente de curva do castelinho. Safety Car entrou na pista pela primeira vez.
A relargada aconteceu na volta 5 comandada por Hauger, Martins, Daruvala e Vesti, respectivamente.
Enquanto isso, no meio do pelotão, acontecia trocas de posições entre Fittipaldi, Maini e Bearman. A briga pelo terceiro lugar entre Daruvala e Vesti se tornou constante, na volta 10, o dinamarquês fez a ultrapassagem por dentro e assume a terceira posição do indiano da MP, enquanto isso, Bearman consegue subir para a quinta posição, antes sendo do Jak Crawford.
Na reta principal, Bearman ainda consegue mais uma posição em cima do Daruvala, agora ficando com o quarto lugar.
Ayumu Iwasa, líder do campeonato, não teve um bom dia de corrida e acabou tendo que abandonar na volta 11 por problemas no DRS.
Tudo estava ocorrendo bem, até a volta 15, quando Roy Nissany bate no muro entre os setores 2 e 3, acionando novamente do Safety Car. Enquanto isso, Maloney resolve abandonar a corrida também, após todos os problemas que vinha enfrentando depois da largada.
A segunda relargada aconteceu na volta 18, faltando apenas 3 para o fim e foi aqui que piorou a situação. Só nessa relargada, tivemos 6 pilotos abandonando: Leclerc, Pourchaire, Hauger, Martins, Doohan e Daruvala.
Os dois primeiros da prova, Hauger e Martins, bateram no muro sozinhos. Daruvala não conseguiu desviar do caos e acabou indo em direção do Martins, fazendo o carro da ART subir.
Pourchaire foi em direção ao muro também, não conseguindo fazer a curva e o monegasco Arthur Leclerc, acabou batendo na traseira do francês.
Jack Doohan se tocou com outro piloto na relargada e acabou girando e tendo que também abandonar a corrida. Antes do acionamento do Safety Car, Vesti conseguiu se segurar em primeiro, porém seu companheiro de equipe, Oliver, conseguiu o ultrapassar apenas 3 segundos antes do acionamento do SC.
Ao total, apenas 11 pilotos finalizaram a corrida Sprint no Azerbaijão. A corrida terminou sob Safety Car, por dentro do pitlane, com Bearman em primeiro, Vesti em segundo e Crawford em terceiro.
A Formula 2 volta a correr no domingo, dia 30, pela Feature Race.