Max Verstappen dominou o GP da Espanha nesse domingo (04/06), conquistando mais um Grand Chelem para a sua carreira: pole position no sábado, volta mais rápida e vitória da corrida no domingo, tendo liderado de ponta a ponta. Mercedes é destaque completando as duas outras colocações no pódio, com Lewis Hamilton em segundo e George Russell surpreendentemente em terceiro lugar, após largar em décimo segundo.
Uma corrida sem nenhum tipo de problema para Max Verstappen, apenas administrando o ritmo para levar o carro até o final da prova, enquanto Sergio Perez precisou escalar o pelotão depois de uma classificação conturbada. O mexicano da Red Bull que largou de décimo primeiro, não conseguiu consolidar uma dobradinha da equipe austríaca, terminando em quarto atrás das duas Mercedes.
Lewis Hamilton teve um pódio esperado pela equipe: largou na segunda posição do grid e a sua frente tinha Lando Norris, com um ritmo inferior, e Carlos Sainz, sofrendo com o desgaste de pneu acentuado em sua Ferrari. O inglês chegou a perder posição de pista para Lance Stroll, mas logo conseguiu recuperar. O pódio não tão esperado do fim de semana foi de George Russell, que conquistou cinco posições na primeira volta.
A equipe trouxe um pacote de atualizações para essa rodada na Espanha e apesar da temperatura mais baixa da pista ter ajudado, o carro pareceu estar com um ritmo melhor do que o anterior. O desempenho da Mercedes nos traz uma questão, porém: se analisarmos o GP da Espanha de 2022, a Mercedes apresentou um ritmo maior do que sua média na temporada, terminando com Russell em P3 e Hamilton em P5. Poderia então esse triunfo da equipe alemã ser apenas pontual da pista espanhola, ou o pacote de atualizações realmente trouxe melhoras às flechas de prata? Essa é uma resposta que teremos com as próximas corridas, especialmente com a Formula 1 entrando agora em sua “perna europeia” do calendário, depois do GP do Canadá.
Se por um lado a Mercedes completou o pódio, por outro uma figura recorrente não apareceu: Fernando Alonso danificou o assoalho do carro no sábado e não conseguiu uma boa classificação, largando de oitavo, mas ele mesmo não acredita que esse foi o motivo da queda de rendimento da equipe: “Mercedes e Ferrari estão atualizando o carro com muitas coisas e nós não. E hoje vimos o efeito disso. Simplesmente faltou ritmo”, disse o piloto. Na corrida, a Aston Martin perdeu terreno para a Mercedes e não conseguiu lutar contra Carlos Sainz, com Fernando Alonso então terminando a corrida em sétimo, logo atrás de Lance Stroll, em sexto.
Outra equipe que trouxe atualizações para o circuito espanhol foi a Ferrari. A equipe italiana, porém, continua sofrendo acentuadamente com o desgaste de pneus e com as escolhas de estratégias questionáveis. Acompanhamos Charles Leclerc em uma classificação complicada, largando de P19 e terminando a corrida fora dos pontos, em décimo primeiro. Carlos Sainz largou na segunda colocação e não conseguiu extrair o máximo das novas atualizações, terminando a corrida em quinto lugar.
Lando Norris teve uma classificação magnífica se colocando em terceiro lugar no grid, mas logo na largada teve um toque com Lewis Hamilton e sua asa dianteira sofreu danos. O piloto da McLaren precisou fazer um pitstop na volta seguinte para trocar a asa, arruinando assim a possibilidade de pontuar, terminando em décimo sétimo. Outro destaque da corrida foi durante uma batalha no meio do pelotão entre Yuki Tsunoda e Zhou Guanyu, onde o japonês foi punido com 5 segundos por uma manobra sobre o piloto da Alfa Romeo, alegadamente empurrando-o para fora da pista.
Além do mencionado pódio com Verstappen vitorioso, Hamilton em segundo e Russell em terceiro, completam as posições de pontuação: Perez, Sainz, Stroll, Alonso, Ocon, Guanyu e Gasly.
A Formula 1 retorna em duas semanas, no dia 18 de Junho, para o GP do Canadá.