A PRIMEIRA VITÓRIA DE CHARLES LECLERC EM MÔNACO

O piloto monegasco, Charles Leclerc, da Ferrari, venceu em seu circuito local pela primeira vez em sua carreira. Nascido e criado em Monte Carlo, o piloto teve grandes desafios que impediram sua vitória em casa em anos anteriores. Neste ano, ao largar pela 3ª vez da pole position, Leclerc dominou a prova do início ao fim, se tornando o primeiro piloto local a ganhar o Grande Prêmio de Mônaco na história da Formula 1. Veja abaixo mais informações sobre a história vitória do monegasco e o Grande Prêmio de Mônaco:

MONTE-CARLO, MONACO – MAY 25: Pole position qualifier Charles Leclerc of Monaco and Ferrari celebrates in parc ferme during qualifying ahead of the F1 Grand Prix of Monaco at Circuit de Monaco on May 25, 2024 in Monte-Carlo, Monaco. (Photo by Mark Thompson/Getty Images)

Resumo da corrida

Para quem esperava uma corrida tranquila, certamente se chocou com a primeira volta da corrida de Mônaco. Além dos pneus furados de Sainz após toque com Piastri, houve uma batida gigantesca no fundo do Grid entre Kevin Magnussen, Sergio Pérez e Nico Hülkenberg. O carro do piloto mexicano ficou destruído após o piloto dinamarquês tentar passa-lo na subida da Beau Rivage, o piloto alemão acabou sendo atingido após a colisão de seu companheiro de equipe com o carro da Red Bull. Além dessa colisão chocante, os dois pilotos da Alpine se estranharam. Esteban Ocon tentou passar na Portier, antes do turno, e acabou levando um toque de Gasly. A Alpine de Ocon deu um salto e não voltou à corrida, mas a culpa foi do próprio piloto.

MONTE-CARLO, MONACO – MAY 26: A situação do carro de Sergio Pérez após a colisão com Kevin Magnussen no Grande Prêmio de Mônaco na F1. / F1 Grand Prix of Monaco at Circuit de Monaco on May 26, 2024 in Monte-Carlo, Monaco. (Photo by Clive Rose/Getty Images)

Com o incidente entre os pilotos da Haas e Pérez, a bandeira vermelha foi acionada, fazendo com que a corrida fosse paralizada. Após 30 minutos, houve a relargada parada no Grid. Carlos Sainz pode voltar a corrida na posição que havia largado anteriormente, P3. A FIA realtou que a volta do piloto aconteceu pois nem todos os carros cruzaram o setor 1 antes da bandeira vermelha, e como a ordem de largada é baseada na linha do setor 2, o piloto teve autorização para voltar a competição. Todos os pilotos mudaram seu jogo de pneus durante a bandeira vermelha, logo, os que estavam de pneus médios trocaram para pneus duros e vice-versa. Com isso, grande parte dos pilotos fez uma corrida sem paradas no pit.

Apesar de algumas disputas por posição, principalmente entre os 4 primeiros, Leclerc, Piastri, Sainz e Norris, em ordem, as ultrapassagens em Mônaco são muito difíceis devido à largura estreita do circuito. Com isso, paradas para troca de pneus seria muito arriscado para os pilotos que estavam próximos uns aos outros. Na ausência do tricampeão Max Verstappen entre os primeiros, a disputa no pódio se restringiu às equipes Ferrari e McLaren. Enquanto liderava a corrida, Leclerc foi desafiado por Piastri, que conseguiu registrar tempos de volta mais rápida em várias ocasiões. O piloto australiano demonstrava inquietação e, enquanto lutava pela liderança, enfrentava a pressão iminente de Sainz em sua retaguarda.

Na 19ª volta, Piastri tentou realizar uma ultrapassagem sobre Leclerc pela primeira vez na corrida. Na curva Portier, o piloto do McLaren ameaçou o líder da corrida, mas não conseguiu seguiu se estabelecer na posição desejada. Este momento resultou em um toque entre Piastri e Sainz novamente, causando uma perda de tempo para o piloto espanhol em relação ao outro piloto da McLaren, Lando Norris, que se aproximava em busca da 3ª posição.

Norris que mantia uma vantagem de mais de 18 segundos do 5⁰ colocado, George Russell, estava em ótimas condições para realizar uma troca de pneus, para assim voltar com pneus novos e consequentemente, mais rápidos. Para evitar a ameaça, a equipe estratégica da Ferrari buscou reduzir o ritmo dos carros e consequentemente, essa vantagem entre Norris e Russell, para assim, o piloto da McLaren não realizar a troca e não causar ameaças ao piloto espanhol. A estratégia foi bem sucedida e Norriz não realizou sua parada.

No final da corrida, Verstappen chegou a realizar a troca do jogo de pneus e diminuiu a vantagem de Russell sobre ele, mas o piloto da Mercedes conseguiu segurar o piloto neerlandês e garantiu a 5ª posição do Grande Prêmio de Mônaco.

Relargada do GP de Mônaco da F1 2024 — Foto: Bryn Lennon – Formula 1/Formula 1 via Getty Images

O fim da maldição e a vitória de Leclerc

A conquista do piloto monegasco em casa foi de muita emoção. Charles havia falhado em conquistar a vitória em Mônaco algumas vezes e parecia que uma maldição o perseguia para não conquistar a sonhada vitória nas ruas em que cresceu. O dia da quebra dessa maldição finalmente chegou. O piloto da Ferrari largou da pole position e dominou a prova por completo. O momento em que Leclerc cruzou a linha de chegada foi rodeado de emoções não apenas do próprio piloto, que chorava de emoção ainda dentro do carro, mas também de membros da equipe e de espectadores. Ao subir no pódio para receber o troféu da vitória, o príncipe Albert II, que entregava o prêmio, também não conteve as lágrimas.

O Príncipe estava muito emocionado. Nós nos conhecemos há muito tempo, lembro que quando eu tinha 12 ou 13 anos, fomos ao palácio com meu pai para tentar algum apoio para minha carreira. Desde então, ele sempre esteve de olho, sempre me apoiou, sempre disse palavras bonitas em momentos difíceis. O fato de ele ter me visto crescer e todo o apoio que me deu tornou muito emocionante para mim e também para ele.

— Disse Leclerc sobre Príncipe Albert II.

Foto: Marc Piasecki/Wirelmage

Ao sair do carro, Leclerc declarou dedicar sua vitória ao seu pai, Hervé Leclerc, que foi vítima de câncer e faleceu em 2017 aos 54 anos.

Em quase todas as corridas que participei, não houve uma em que eu estivesse pensando em coisas pessoais dentro do carro, porque você tem que permanecer focado. Talvez em Baku em 2017 (após a morte de seu pai). Tudo ainda estava muito fresco na minha cabeça então foi difícil administrar mentalmente. Mas essa foi a primeira vez que isso aconteceu novamente, flashbacks de todos os momentos que passamos juntos, todos os sacrifícios que ele fez para que eu chegasse onde estou hoje. Esse não é apenas o meu sonho, mas o sonho de ambos

— Disse Leclerc sobre seu pai e a homenagem.

Foto: Arquivo Pessoal – L’Auto-Jornal

A conquista do piloto de 26 anos definitivamente foi de muita emoção e comemoração. Com a vitória, o piloto chegou a 138 pontos no campeonato de pilotos, mantendo a 2ª posição, porém mais próximo do atual líder, Max Verstappen, que possui 169 pontos. Além disso, a equipe do piloto monegasco também aproximou-se da Red Bull no campeonato de construtores com o duplo pódio, agora com 252 pontos, atrás da equipe austríaca que possui 276. O pódio final da corrida foi completado por Oscar Piastri e Carlos Sainz.

A Formula 1 volta para Grande Prêmio do Canadá, que acontecerá do dia 7 ao dia 9 de junho.

Confira o resultado final da corrida:

Posição Piloto Tempo
1⁰Charles Leclerc (Ferrari)
2⁰Oscar Piastri (McLaren)+7.152
3⁰Carlos Sainz (Ferrari)+7.585
4⁰Lando Norris (McLaren)+8.650
5⁰George Russell (Mercedes)+13.309
6⁰Max Verstappen (Red Bull Racing)+13.853
7⁰Lewis Hamilton (Mercedes)+14.908
8⁰Yuki Tsunoda (RB)+1 volta
9⁰Alexander Albon (Williams)+1 volta
10⁰Pierre Gasly (Alpine)+1 volta
11⁰Fernando Alonso (Aston Martin) +2 voltas
12⁰Daniel Ricciardo (RB)+2 voltas
13⁰Valtteri Bottas (Sauber)+2 voltas
14⁰Lance Stroll (Aston Martin)+2 voltas
15⁰Logan Sargeant (Williams)+2 voltas
16⁰Zhou Guanyu (Sauber)+2 voltas
17⁰Esteban Ocon (Alpine)Abandonou
18⁰Sergio Pérez (Red Bull Racing)Abandonou
19⁰Nico Hülkenberg (Haas)Abandonou
20⁰Kevin Magnussen (Haas)Abandonou
Por Lívia Galvão 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *