A PRIMEIRA VITÓRIA DE LANDO NORRIS NA FORMULA 1 E O GRANDE PRÊMIO DE MIAMI 

Pela primeira vez em sua carreira, Lando Norris conquistou uma vitória numa corrida de Formula 1, sendo, então, a primeira vitória de um piloto da McLaren desde o Grande Prêmio da Itália de 2021. Veja abaixo como foi o Grande Prêmio de Miami de 2024: 

Foto: Reprodução — Formula 1

A vitória de Lando certamente foi resultado de uma ótima estratégia do piloto e de sua equipe. Após um acidente envolvendo Kevin Magnussen (Haas) e Logan Sargeant (Williams), houve intervenção do carro de segurança, que entrou na pista após a passagem de Norris pela linha de chegada. Com isso, o piloto que já tinha a liderança, fez sua parada obrigatória e manteve um ritmo acima do RB20, carro de Max Verstappen (Red Bull), piloto que terminou a corrida na 2ª colocação. O pódio foi completado por Charles Leclerc (Ferrari). Carlos Sainz (Ferrari) havia terminado a corrida na 4ª colocação, porém foi penalizado com 5s pelo incidente com Oscar Piastri (McLaren) e terminou na 5ª colocação.

Resumo da corrida

Para preocupação das equipes, o dia em Miami foi caracterizado por bastante calor. O desgaste e o trabalho dos pneus, devido as temperaturas, se mostraram como motivos para as equipes apostarem em estratégias alternativas. 

Um dos pilotos que inovou sua estratégia foi Valtteri Bottas (Kick Sauber), que iniciou a corrida com pneus macios, opção escolhida em busca de ganhar algumas posições, visto que o piloto começou a corrida no fim do pelotão. 

 Hamilton (Mercedes), Alonso (Aston Martin), Magnussen (Haas) e Ricciardo (RB) também optaram por um caminho alternativo, porém com pneus duros, enquanto o resto dos competidores optaram pelos pneus médios. 

  Assim que a corrida iniciou, Verstappen (Red Bull) teve uma largada segura, sem ameaças, enquanto seu companheiro de equipe, Pérez (Red Bull), teve problemas ao tentar ultrapassar as duas Ferraria a frente na curva 1, errando o ponto de frenagem e sendo ultrapassado pelos dois pilotos da scuderia italiana e também por Oscar Piastri (McLaren). 

  Na retaguarda, a velocidade era intensa. No meio do grupo, uma batalha acirrada entre as Alpines, com Gasly e Ocon lado a ladonas primeiras curvas do setor intermediário. Nessa batalha, quem se saiu melhor foi o piloto de número 10, Pierre Gasly, que avançou algumas posições, ultrapassando Alonso (Aston Martin) e Albon (Williams). 

  Por outro lado, Hamilton (Mercedes) enfretava dificuldades com os pneus duros e novamente se via atrás de um piloto da Haas, desta vez de Nico Hülkenberg. O piloto britânico conseguiu recuperar a posição assim que os pneus aqueceram, mas foi ultrapassado novamente. Um pouco mais a frente na corrida, Hamilton fez a ultrapassagem que o levou a 7ª posição na 8ª volta, trazendo seu companheiro de equipe consigo, George Russell, que ultrapassou o piloto alemão na 12ª volta. 

  A partir da 13ª volta, algumas batalhas por posição começaram no alto do pelotão, com Norris (McLaren) tentando ultrapassar Pérez (Red Bull) em busca na 5ª posição. Além disso, Piastri (McLaren) começou a ser pressionado por Leclerc (Ferrari) pela 2ª posição, mas o piloto monegasco teve dificuldades mesmo com o DRS ativado. 

  Um objeto não identificado apareceu na pista, seguido por um rádio de Verstappen (Red Bull) pedindo para a equipe verificar se sua asa dianteira estaria danificada. Logo, o motivo foi descoberto: o piloto holandês  havia atropelado um dos sinalizadores na chicane das curvas 13 e 14. Com isso, após uma longa espera, a direção de prova optou pelo safety-car virtual.

  Duas voltas depois, com o acidente entre Magnussen e Sargeant, o safety-car real entrou em ação. Essa foi oportunidade perfeita para a McLaren, que tinha Norris na liderança e chamou-o para os boxes. Quando voltou, Norris manteve sua posição, com uma alta vantagem de Verstappen, que ocupa a 2ª posição. Com o realinhamento ordenado pela direção de prova, a vantagem diminuiu, mas não interferiu na vitória de Lando. 

  Durante o resto da corrida, a McLaren manteve, de fato, um ritmo melhor que a Red Bull. Lando Norris conseguiu fazer voltas mais rápidas que Max Verstappen, fazendo que o piloto da Red Bull não pudesse abrir a asa móvel. Apesar do fim triste de seu companheiro de equipe, Oscar Piastri, Lando Norris teve sua tão esperada primeira vitória na Formula 1, sendo aplaudido por todo o Grid e trazendo a McLaren para o mais alto degrau do pódio após 3 anos.

  Durante o resto da corrida, a McLaren manteve, de fato, um ritmo melhor que a Red Bull. Lando Norris conseguiu fazer voltas mais rápidas que Max Verstappen, fazendo que o piloto da Red Bull não pudesse abrir a asa móvel. Apesar do fim triste de seu companheiro de equipe, Oscar Piastri, Lando Norris teve sua tão esperada primeira vitória na Formula 1, sendo aplaudido por todo o Grid e trazendo a McLaren para o mais alto degrau do pódio após 3 anos. 

Disse Lando Norris sobre sua vitória em Miami
Foto: Reprodução — Formula 1

Confira a classificação final da corrida:

PosiçãoPilotoTempo
Lando Norris (McLaren)
Max Verstappen (RBR)+7s612
Charles Leclerc (Ferrari)+9s920
Sergio Pérez (RBR)+14s650
Carlos Sainz (Ferrari) +16s407
Lewis Hamilton (Mercedes)+16s585
Yuki Tsunoda (RB)+26s185
George Russell (Mercedes)+34s789
Fernando Alonso (Aston Martin)+37s107
10°Esteban Ocon (Alpine)+39s746
11°Nico Hülkenberg (Haas) +40s789
12°Pierre Gasly (Alpine)+44s958
13°Oscar Piastri (McLaren)+49s576
14°Guanyu Zhou (Sauber)+49s979
15°Daniel Ricciardo (RB)+50s956
16°Valtteri Bottas (Sauber)+53s356
17°Lance Stroll (Aston Martin)+1m05s173
18°Alexander Albon (Williams) +1m16s091
19°Kevin Magnussen (Haas)+1m34s683
20°Logan Sargeant (Williams) Abandonou
Por Lívia Galvão

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *