ALEIX ESPARGARÓ TEM VITÓRIA INÉDITA EM SPRINT NA ESPANHA

Aleix Espargaró conquista sua primeira vitória em sprint, que se torna ainda mais especial por acontecer na Espanha, país do piloto. A vitória veio com o gosto de redenção, tendo em mente a prova de 2022 nessa mesma pista, em que por um erro de cálculo o piloto da Aprilia perde o pódio da corrida, caindo para 5º quando ele pensou que a corrida tinha acabado, mas na verdade ainda faltava uma volta. Francesco Bagnaia, que terminou em segundo lugar, na frente de Maverick Viñales, havia mencionado o ponto forte da Aprilia após o classificatório pela manhã, enfatizando que a equipe poderia lutar pelas posições da frente durante a sprint, o que de fato aconteceu, consolidando o primeiro pódio duplo da Aprilia na história da equipe.

Demos um bom passo em termos de tração na saída da curva, que é onde as Aprilias fazem a diferença. Amanhã será difícil vencer Aleix e Maverick, mas vou tentar com certeza, enquanto para a corrida longa acho que nosso ritmo é parecido com o deles.

Francesco Bagnaia, após o classificatório

Bagnaia largou bem da pole position, assumindo a liderança nas primeiras voltas. Aleix ultrapassou primeiro Martin e depois o seu companheiro de equipe, partindo atrás do líder, seguido por Maverick. Na sexta volta, Aleix aproveitou sua melhor oportunidade: aproveitando a sua maior aceleração na saída da curva final, ele chegou ao lado de Bagnaia na primeira freada, estabelecendo uma ultrapassagem limpa e decisiva. Uma vez na frente, o melhor ritmo do piloto da casa veio à tona, catapultando-o para sua primeira vitória na Sprint Race, terminando com uma diferença de quase dois segundos completos.

Desejo dedicar esta vitória ao nosso presidente, Roberto Colaninno. Ele teria ficado orgulhoso de ver para onde levamos a sua moto e é também graças ao seu apoio que podemos comemorar um resultado tão importante para a equipe. Eu me senti bem hoje. Pecco começou muito forte – tanto que pensei em ficar atrás dele e só tentar no final. Porém, a certa altura tive confiança para ultrapassá-lo e definir o meu próprio ritmo. A Sprint Race de hoje me mostrou que a verdadeira chave da corrida é o pneu dianteiro. Ainda hoje tivemos que gerir isso, por isso, com o dobro de voltas e temperaturas mais altas amanhã, será difícil.

Aleix Espargaró no pós pódio.

Enquanto Aleix Espargaró teve um ótimo sábado, seu irmão Pol acabou sofrendo uma queda após escapar e ir para a brita, sendo a única queda que tivemos durante a prova. O top 3 da sprint foi seguido por Brad Binder em 4º, carregando seu usual constância dessa temporada, Jorge Martin em 5º, Miguel Oliveira com um bom 6º lugar, Johann Zarco em 7º, Marco Bezzecchi em 8º e Enea Bastianini na última posição de pontuação da prova, em 9º.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *