ALEIX ESPARGARÓ VENCE GP DE SILVERSTONE COM ULTRAPASSAGEM NA ÚLTIMA VOLTA

De 12º a 1º, Aleix Espargaró conquista sua segunda vitória na categoria após ultrapassar Pecco Bagnaia na última volta do GP de Silverstone.

A corrida em Silverstone, na Inglaterra, iniciou sob a luz do sol, mas com previsão de chuva para as voltas finais das 20 programadas para o Grande Prêmio. Marco Bezzechi outra vez foi ultrapassado por Jack Miller já na largada, enquanto Bagnaia ultrapassava Alex Marquez e assumia a terceira posição.

Em um início completamente diferente do que fez no sábado, o campeão reinante só precisou de 1 volta para assumir a liderança da corrida, a qual manteve até a última volta, quando foi ultrapassado por Aleix Espargaró.

O piloto da Aprilia começou sua disputa com Bagnaia após a queda de Bezzecchi na volta 6, que o tirou da prova mais cedo. Espargaró havia assumido a terceira posição na volta anterior, após ultrapassar A. Marquez, que precisou abandonar a corrida por problema mecânico em sua moto.

Espargaró, no entanto, não precisou se preocupar somente com Bagnaia. Seu companheiro de equipe, Maverick Viñales, e Brad Binder vinham na cola do espanhol e Aleix chegou a perder a segunda posição para Binder, só a recuperando próximo ao fim da prova, na volta 17.

Na metade da última volta, Espargaró alinhou sua moto ao lado de Bagnaia e o ultrapassou por dentro da curva Maggotts. Depois disso, Aleix só precisou assumir uma postura defensiva nas últimas curvas para manter Bagnaia longe e foi o primeiro a passar pela bandeira quadriculada, com Pecco em uma distância de 0,215 segundos.

Hoje percebi de cara que poderia me sair bem. A Aprilia tinha tração aqui e eu sabia que tinha alguma margem sobre Bagnaia em algumas curvas. Preferi esperar até a última volta, principalmente quando vi algumas gotas de chuva. Havia alguns pontos muito escorregadios e teria sido fácil cometer um erro. Além disso, notei que Pecco estava gerenciando seus pneus e não queria correr o risco de ser derrotado no final. Estou extremamente feliz por mim e pela Aprilia. Na primeira parte da temporada não ganhamos os pontos que esperávamos e merecíamos por várias razões, mas continuamos a acreditar e a trabalhar. Este é o caminho certo.

Aleix Espargaró

A terceira posição foi uma das mais disputadas no domingo, principalmente durante as últimas voltas. Binder, Viñales e Oliveira trocaram de posições algumas vezes, mas o piloto da KTM levou a melhor, com Miguel terminando 0,070 segundos atrás dele. O piloto da RNF, no entanto, foi um grande destaque desta corrida, tendo largado da 16ª posição do grid.

Viñales terminou em 5º, seguido por Jorge Martin 5,8 segundos depois. Outros pilotos a pontuar foram Luca Marini, Jack Miller, Johann Zarco e Raul Fernandez, que ficou pela primeira vez entre os 10 primeiros.

Além de Bezzecchi e A. Marquez, também não terminaram a corrida: Joan Mir, que caiu ainda no início, na volta 3, Marc Marquez, que caiu na volta 15 após bater na traseira de Enea Bastianini, e Bastianini, que caiu sozinho momentos depois na curva Stowe.

A próxima etapa da MotoGP acontece do dia 18 a 20 de agosto no Circuito Red Bull Ring, na Áustria.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *