O fim de semana em Londres trouxe para a Formula E mais emoções do que o esperado. Como na corrida de sábado, onde Jake Dennis se tornou Campeão Mundial, o Round 16 trouxe bandeiras vermelhas, atraso de 1 hora e a decisão do campeonato, que era disputada entre Envision Racing e Jaguar TCS Racing.
Com as áreas expostas do circuito molhadas, a largada foi dada com o Safety Car à frente do pelotão. O plano feito pela direção de corrida foi de 2 voltas atrás do SC e depois, se dado como seguro seguir, a bandeira verde seria balançada e a corrida poderia continuar normalmente. No entanto, isso não foi o que aconteceu.
Após 5 voltas atrás do SC, Scot Elkins, o diretor de corrida, pediu para os pilotos seguirem os procedimentos de bandeira vermelha e voltar aos boxes. Meia hora depois, uma nova tentativa atrás do Safety Car foi feita, mas a bandeira vermelha surgiu outra vez, apenas uma volta depois.
Os pilotos, então, só voltaram para pista após 45 minutos. Duas voltas foram feitas atrás do SC e dessa vez, com a pista mais seca e sem oferecer riscos aos pilotos, a corrida pode ser liberada e seguiu assim até o final das 38 voltas.
Nick Cassidy liderou a corrida do início ao fim, garantindo para si os 25 pontos do primeiro colocado, que foram somados aos 3 de Pole Position que ele conquistou mais cedo no sábado. Mitch Evans até batalhou com seu compatriota com toda a força e energia que seu Jaguar poderia oferecer, mas não conseguiu ultrapassá-lo, terminando a corrida em segundo. Jake Dennis viu a bandeira quadriculada em terceiro, 10 segundos atrás da dupla neozelandesa, mas conquistou o ponto de volta mais rápida da corrida.
O Jaguar I-TYPE 6 foi impecável durante todo o domingo tanto para Cassidy, que se consagrou vice-campeão do Campeonato de Pilotos, como para a Envision Racing, que se tornou campeã do Campeonato de Equipes. Sebastien Buemi terminou o Round 16 em sexto e garantiu importantes pontos para a Envision ficar 12 pontos a frente da fornecedora deles, Jaguar TCS Racing. A Avalanche Andretti também superou sua equipe de fábrica (TAG Heuer Porsche) e terminou o campeonato em terceiro lugar, com uma vantagem de 10 pontos.
Assim termina a nona temporada da Formula E:
Campeonato de Pilotos
Colocação | Pilotos |
1 | Jake Dennis |
2 | Nick Cassidy |
3 | Mitch Evans |
4 | Pascal Wehrlein |
5 | Jean-Éric Vergne |
6 | Sebastien Buemi |
7 | Maximilian Günther |
8 | Sam Bird |
9 | Antonio Felix da Costa |
10 | Norman Nato |
11 | Stoffel Vandoorne |
12 | Jake Hughes |
13 | Rene Rast |
14 | Edoardo Mortara |
15 | Lucas Di Grassi |
16 | Sacha Fenestraz |
17 | Dan Ticktum |
18 | Andre Lotterer |
19 | Nico Müller |
20 | Sergio Sette Câmara |
21 | Oliver Rowland |
22 | Robin Frijns |
23 | Roberto Merhi |
24 | Kelvin Van Der Linde |
25 | David Beckmann |
Campeonato de Equipes
Colocação | Equipes |
1 | Envision Racing |
2 | Jaguar TCS Racing |
3 | Avanlache Andretti |
4 | TAG Heuer Porsche |
5 | DS Penske |
6 | Maserati MSG Racing |
7 | Nissan |
8 | NEOM McLaren |
9 | NIO 333 Racing |
10 | Mahindra Racing |
11 | ABT Cupra |
Agora se inicia o período conhecido como “Silly Season”, onde há a dança das cadeiras com os assentos disponíveis em cada equipe para formar o grid da décima temporada. Atualmente, já existem dois assentos livres: um da ABT Cupra, que anunciou a saída de Robin Frijns antes da classificação de domingo, e outra da Jaguar TCS Racing, que se despediu de Sam Bird após o final do Round 16.
Ainda não há confirmações sobre quem ficará com esses assentos, mas os rumores são que Nick Cassidy deixará a equipe cliente pela equipe de fábrica, formando a line-up da Jaguar com Mitch Evans.