DESTAQUES DA CORRIDA DO BAHRAIN

Red Bull dominou a primeira etapa do Campeonato Mundial de Formula 1 de 2023, com uma dobradinha no Circuito Internacional do Bahrain, com Max Verstappen em P1 e Sergio Perez em P3. Fernando Alonso completou pódio com um P3 em sua primeira corrida da Aston Martin e foi coroado Piloto do Dia. Zhou Guanyu conquistou a volta mais rápida nos momentos finais da corrida. Confira os destaques do fim de semana a seguir:

Red Bull dominando a corrida:

Max Verstappen conquistou a primeira pole do ano e a Red Bull completou a primeira fila com Sergio Perez. Esse resultado se espelhou na corrida, com a dupla fechando o primeiro e segundo lugar no pódio. Max dominou a corrida, cruzando a linha de chegada com quase 12 segundos à frente do seu companheiro de equipe. Começamos o ano, então, com Verstappen liderando a tabela de pilotos e a equipe maximizando seus pontos na corrida, liderando a tabela dos Construtores. O RB19 se provou um projeto muito bem nascido, uma evolução do ano passado e um pacote completo para as corridas, ponto que Verstappen destacou após a corrida:

Acho que temos um bom pacote de corrida. Quero dizer, é claro que vai depender um pouco de corrida para corrida, mas sim, podemos definitivamente lutar contra isso. E sim, também um grande obrigado à equipe durante o inverno, o que eles fizeram de novo, para nos dar um carro de corrida tão rápido novamente

Max Verstappen

Gasly P20 para P9:

A equipe francesa era um dos mistérios da pré-temporada, e muita expectativa foi criada em torno disto. Na classificação, Esteban Ocon foi o único carro da Alpine a passar do Q1, com Pierre Gasly ficando no último lugar do grid de largada após ter sua melhor volta deletada. Na corrida, porém, Gasly surpreendeu com um pacote de performance e boas estratégias, parando mais cedo e executando bem um undercut na pista, escalando o pelotão e terminando a prova em P9. Ocon, por outro lado, não conseguiu o mesmo feito. O piloto recebeu três punições durante a corrida: a primeira por exceder o limite de velocidade no pitlane (5 segundos), a segunda por não cumprir corretamente a sua primeira punição (recebendo mais 10 segundos) e a terceira por posicionar o carro incorretamente no grid de largada (mais 5 segundos), ocasionando o abandono da corrida.

Primeiro pódio da Aston Martin desde 2021:

A equipe britânica vem chamando atenção desde a pré-temporada e confirmou as expectativas do público com a boa performance na primeira corrida do ano. Tanto Fernando Alonso quanto Lance Stroll escalaram duas posições em relação as suas posições de largada. Alonso largou em P5, e entregou bonitas ultrapassagens em Carlos Sainz e Lewis Hamilton, conquistando seu 99º pódio, se estabelecendo em terceiro lugar. Já Lance Stroll, surpreendeu a todos no começo do final de semana afirmando que correria na etapa do Bahrain. O canadense sofreu um acidente de bicicleta e não participou da pré-temporada, sendo substituído por Felipe Drugovich e passando por uma cirurgia no pulso direito. A FIA permitiu que Stroll corresse e apesar do visível desconforto nas sessões, teve uma boa classificação, ficando em P8. Na corrida, Lance conquistou um P6, somando mais um bom resultado para o fim de semana da Aston Martin, o qual Alonso comentou brevemente em sua entrevista pós-corrida:

Em primeiro lugar, parabéns a Lance, meu companheiro de equipe. Ele fez cirurgia há 12 dias e agora está brigando direitinho com todo mundo. Então, sim, foi incrível para a equipe. Foi um ótimo final de semana. É incrível o que a Aston Martin fez para ter o segundo melhor carro na primeira corrida. Isso é simplesmente irreal

Fernando Alonso

Leclerc abandona:

A Scuderia Ferrari fechou a segunda fila do grid de largada e tinha expectativas de pódio para esta etapa. Leclerc teve uma boa largada e se manteve nas primeiras posições até a volta 41, quando precisou parar o carro por conta de problemas em sua unidade de potência, abandonando a primeira etapa da temporada. O piloto monegasco expressou preocupação com os problemas de confiabilidade do carro, que no sábado teve sua bateria e unidade eletrônica substituídas:

Não posso dizer que é bom. Obviamente, houve muito trabalho nisso, mas precisamos continuar trabalhando porque obviamente a primeira corrida e o primeiro problema de confiabilidade não são bons

Charles Leclerc

Carlos Sainz fez uma corrida discreta, protagonizando algumas batalhas na pista, mas mantendo na corrida a quarta posição que conquistou na classificação, sendo o único carro da Scuderia Italiana a pontuar nesse fim de semana.

O desastre da McLaren:

A equipe papaya não teve um final de semana bom: quando a bandeira quadriculada foi balançada, Lando Norris concretizou um P17 e Oscar Piastri abandonou a prova. Na classificação, Norris conquistou um P11, mas o carro da McLaren não conseguiu acompanhar o ritmo de corrida das outras equipes, enquanto Piastri foi eliminado no Q1, ficando em P18 para a largada da corrida.

Completam o top 10:

Apesar da Mercedes “não estar nem perto de um pódio”, como Hamilton destacou após a corrida, a equipe alemã manteve um P5 com Lewis e um P7 com George Russell. Valtteri Bottas e sua Alfa Romeo terminaram a corrida em P8, e Alexander Albon fechou o top 10, levando um ponto para a Williams. A volta mais rápida ficou com Zhou Guanyu, mas como o piloto chinês estava fora dos dez primeiros, não recebeu essa pontuação.

A Formula 1 retorna em duas semanas para a segunda etapa do campeonato, em Jeddah, Arábia Saudita, dos dias 17 a 19 de Março.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *