Em um sofisticado evento nesta manhã, 15 de fevereiro, em Silverstone, a Mercedes-AMG apresentou seu novo carro, o Mercedes-AMG F1 W14 E PERFORMANCE, para a temporada de 2023 do Campeonato Mundial de Formula 1 da FIA.


Prometendo resolver os problemas apresentados no W13, carro da temporada anterior da equipe, o W14 traz em si a icônica pintura preta de 2020 e 2021, refinada como parte de um projeto significativo da equipe para reduzir o peso total — um dos problemas que a equipe enfrentou durante 2022.
Atingir o limite de peso é um grande desafio com esta geração de carros e a equipe se inspirou na lendária criação do original Silver Arrows. No entanto, em vez de retirar a tinta para alumínio brilhante por baixo, será uma elegante fibra de carbono preta no W14.
Estávamos acima do peso no ano passado. Este ano, tentamos descobrir onde podemos espremer cada grama. Então, agora, a história se repete. Você verá que o carro tem alguns pedaços de carbono bruto, com alguns que são pintados de preto fosco. É claro que, quando mudamos a pintura em 2020, o principal fator motriz foi apoiar as causas da diversidade e da igualdade que estão sempre próximas ao nosso coração. A cor preta se tornou parte do nosso DNA naquele momento, então estamos felizes em voltar a ela.
Toto Wolff, chefe e CEO da equipe

A equipe afirma que a redução de peso dará aos motoristas um equilíbrio mais consistente em toda a faixa de velocidade e combinará melhor as características aerodinâmicas com as exigências dos regulamentos. Por conta disso, o W14 apresenta um chassi significativamente mais leve. A geometria da suspensão dianteira foi revisada, ajustes foram feitos no sistema de resfriamento e o conceito aerodinâmico foi aprimorado, tudo feito com base nos aprendizados que tiveram durante o ano anterior.
No ano passado, depois que descobrimos o que precisávamos fazer, foi preciso muito trabalho para seguir em frente. No final da temporada, você pôde ver o desempenho melhorando e o inverno foi reset. Fizemos tudo o que queríamos fazer com o W13 no ano passado, mas não conseguimos devido a restrições de recursos ou porque nosso foco estava em outro lugar, resolvendo outros problemas.
Mike Elliott, diretor técnico.
No entanto, os desafios apresentados pelo W13 não se limitaram ao chassi. O efeito do ressalto na unidade de potência era preocupante e foram implementadas correções de confiabilidade no W14.
No final da temporada, os motores estavam danificados e machucados. Observamos as mudanças de design feitas no chassi, junto com as do motor, e fizemos o trabalho em equipe. As maiores mudanças na unidade de potência este ano são os itens de confiabilidade para nos tornarmos mais robustos caso encontremos o carro batendo no chão.
Hywel Thomas, diretor administrativo da Mercedes-AMG High Performance Powertrains (HPP).
Pilotando o W14 estarão Lewis Hamilton e George Russell, que estão vindo para a sua segunda temporada juntos. Os dois comentaram um pouco sobre o novo carro e o que esperam para a temporada que está prestes a começar.
Faço parte desta equipe há mais de uma década e os esforços de todos nunca param de me surpreender. Acho inspirador o quão diligente e apaixonadamente cada pessoa aborda seu trabalho. Ver a evolução do carro e as mudanças feitas é fascinante. Redesenhamos, otimizamos e inovamos muitas partes do carro e isso é impressionante. E adorei a nova pintura! Ele diz, ‘nós estamos falando sério’. Estou animado para correr novamente. Sinto-me calmo, energizado e tenho meu foco aguçado. Estou pronto para fazer o que for necessário para vencer.
Lewis Hamilton, piloto da equipe.

Fiquei incrivelmente impressionado com como a equipe desenvolveu o carro ao longo da última temporada. Construímos um grande impulso ao longo de 2022 e estamos ansiosos para ver como isso evoluiu durante o inverno. Tem sido um longo inverno e há muita expectativa para ver se o W14 corresponde às nossas expectativas. Esteticamente parece ótimo! É ousado, agressivo e se destaca. Estou empolgado e, embora haja muita conversa neste momento da temporada, agora precisamos ver como nos comportamos quando o carro for para a pista.
Geroge Russell, piloto da equipe.

Chegando para apoiar Hamilton e Russell, Mick Schumacher se junta à equipe após dois anos como piloto de corrida na Haas F1 Team com o papel de terceiro piloto.
Sempre me senti muito próximo da Mercedes. Estou muito feliz por fazer parte da Equipe e sei o quanto meu papel será importante para ajudar no desenvolvimento do W14. Estou empenhado em dar o meu melhor para contribuir com o nosso desempenho neste ambiente competitivo.
Mick Schumacher, piloto reserva da equipe.

Sobre o que a equipe espera e pretende fazer durante 2023, Toto Wolff, chefe e CEO da equipe, comentou:
Nossas esperanças e expectativas são sempre conseguir lutar por um Campeonato Mundial. No entanto, nossos concorrentes foram muito fortes no ano passado e estamos tentando alcançá-los. Correr na frente requer resiliência, trabalho em equipe e determinação. Enfrentamos todos os desafios, colocamos a equipe em primeiro lugar e não deixaremos pedra sobre pedra na busca por cada milissegundo. Este ano, vamos com tudo para voltar à frente.
Toto Wolff, chefe e CEO da equipe.
O W14 fará sua primeira aparição oficial durante as sessões de testes de 23 a 25 de fevereiro, uma semana antes da abertura do campeonato, no circuito de Sakhir, palco do GP do Bahrein.