ANTÓNIO FÉLIX DA COSTA VENCE O PRIMEIRO E-PRIX DE CAPE TOWN

O round 5 do Campeonato Mundial de Formula E começou seu sábado (25) de corrida com carros a menos no grid e um novo recorde.

Os carros das equipes Mahindra e ABT Cupra precisaram desistir tanto da qualificação quanto da corrida devido a questões de segurança em relação à suspensão traseira, trazidas a tona durante o treino livre 1 em um incidente com o piloto Lucas Di Grassi. Inicialmente, esse era um problema apenas da equipe indiana, mas como a equipe alemã também corre com o M9Electro, os 4 carros foram retirados da competição por este round, colocando a segurança de seus pilotos em primeiro lugar.

Já o carro de número 10, pertencente à equipe Jaguar e à Sam Bird, também não pôde participar da corrida por conta do acidente ocorrido durante a qualificação. Segundo a equipe, o carro necessitaria de uma troca de chassi, o que não aconteceria em tempo hábil para a corrida.

Sobre o recorde, em um quali bem disputado, Sacha Fenestraz, da Nissan, garantiu para si e para a sua equipe mais que a primeira posição no grid de largada: o piloto franco-argentino de 23 anos, durante seu duelo contra Maximilian Günther, da Maserati, fez a volta mais rápida de todas já dadas desde o início da Formula E, com 1m07.848s de tempo.

Já na corrida, Fenestraz largou bem, mas suas voltas foram cheias de altos e baixos. O piloto franco-argentino foi de pole para oitavo em poucas voltas, recuperou-se e voltou para quarto, logo em seguida conseguindo a terceira posição, mas terminou a corrida em último por conta de uma batida durante a última volta.

Ainda no início, no entanto, muito aconteceu. O atual líder do campeonato, Pascal Wehrlein, da Porsche, não conseguiu frear e atingiu Sebastien Buemi, da Envision Racing, ocasionando um Full Course Yellow e trazendo o Safety Car para pista. A batida, além de deixar detritos na pista, permitiu que Günther ultrapasse Fenestraz e assumisse a liderança da corrida.

A batalha pela primeira posição por um bom tempo foi disputada por Günther, Cassidy e Fenestraz, mas na volta 22, o piloto da Maserati acabou batendo na parede, causando mais um Safety Car, e precisando abandonar a corrida. A partir daí, António Félix da Costa e Jean-Éric Vergne entraram na disputa pelo primeiro lugar.

Com a entrada do Safety Car, Cassidy e Fenestraz perderam seu tempo no modo de ataque, que havia sido acionado pouco antes da batida de Günther. Já da Costa e Vergne utilizaram os seus logo após dada bandeira verde, assim garantido o primeiro e segundo lugar respectivamente. Nick Cassidy garantiu para si o terceiro lugar por conta da batida de Fenestraz, que foi ultrapassado por todos os pilotos em pista.

Foto por: Simon Galloway, disponibilizada por FIA Formula E.

António Félix da Costa, que largou na 11ª posição, garantiu sua primeira vitória pela equipe TAG Heuer Porsche e agradeceu a eles pelo triunfo:

Estou com lágrimas nos meus olhos. Foi difícil. Obrigado ao meu time. Que jornada!

António Félix da Costa, piloto da TAG Heuer Porsche.

A Formula E retorna no dia 25 de março para o seu primeiro e-Prix brasileiro, que acontecerá na cidade de São Paulo.

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