Aconteceu nesse sábado a sétima rodada da Formula E, que ocorreu na cidade de Berlim, na Alemanha, sendo essa a primeira das duas corridas a acontecer no Circuito de Tempelhof.
Com pole de Sebastien Buemi, Sam Bird, Stoffel Vandoorne e Dan Ticktum completaram as duas primeiras fileiras e largaram todos muito bem, com Vandoorne e Ticktum imediatamente brigando pela primeira posição, que foi conquistada pelo piloto da NIO333. Essa foi a primeira vez desde Turvey em 2018 em que a equipe liderou uma corrida, com Ticktum mantendo uma distância de oito décimos de Buemi, que vinha em segundo.
Em uma estratégia para manter a primeira posição e aumentar a distância entre ele e o segundo colocado, Dan Ticktum ativou o modo de ataque já na terceira volta, assim como Buemi, e novamente na quinta volta, o que funcionou para o piloto britânico, mas que não o manteve liderando por muito tempo, pois Bird, Vandoorne e Mortara ultrapassaram e tomaram a posição de Ticktum em vários momentos distintos.
Enquanto as disputas pelo primeiro lugar aconteciam na frente, no meio do pelotão René Rast colidiu com o brasileiro Sérgio Sette Câmara, causando a entrada do Safety Car na pista por conta dos destroços dos carros deixados para trás. Rast foi penalizado com 5 segundos pela colisão.
A confusão ajudou Jake Dennis a subir para P1, liderando durante o Safety Car e algumas voltas depois de sua saída, mas todos os 6 primeiros batalhavam pela primeira posição, o que causou uma constante inversão de posições entre Dennis, Mortara, Evans, Bird, Buemi e Günther.
O Safety Car foi acionado pela segunda vez na volta 21, quando Dan Ticktum deu fim à sua corrida, que vinha sendo boa, e à de Stoffel Vandoorne ao não dar espaço e imprensar o carro da DS Penske contra a parede, o que destruiu a dianteira de Vandoorne e a sua própria.
Após a saída do Safety Car, Günther conseguiu liderar, com Buemi e os dois pilotos da Jaguar vindo logo atrás. Por algumas voltas, os 4 foram invertendo posições, cada um liderando em algum momento. António Félix da Costa, P5 nesse momento, encurtou a distância entre eles, ultrapassando Günther que estava em P4, mas Jake Dennis acabou por tocá-lo e tirá-lo da pista enquanto tentava desviar da frenagem de Günther. Os dois pilotos precisaram abandonar a corrida após a batida.
A disputa pela liderança continuou com Buemi, Evans, Bird e Günther. Evans, que tinha um ritmo melhor, foi liberado para ultrapassar o companheiro de equipe, assumindo a liderança pouquíssimo tempo depois ao ultrapassar Buemi.
O pódio foi formado apenas na última volta das 3 voltas adicionadas. Bird e Günther souberam administrar melhor a energia em seus carros e ambos ultrapassaram Buemi, com o piloto alemão ultrapassando a apenas alguns metros da linha de chegada.
Nessa temporada, esta foi a segunda vitória de Mitch Evans, o terceiro pódio de Sam Bird e o primeiro pódio de Maximilian Günther pela Maserati.
Com tantas trocas e disputas pela liderança, um novo recorde na Formula E foi batido em Berlim: 8 pilotos diferentes lideraram durante a corrida.
Demos alguns bons passos entre o quali e a corrida e isso obviamente funcionou. Tivemos uma corrida muito forte e o melhor carro aqui, de longe. Navegar pelo trânsito foi muito, muito difícil hoje, mas São Paulo foi uma boa prática para isso. Esses carros realmente mudaram as coisas e a forma como a dinâmica das corridas muda é uma loucura, para ser honesto. Eu assumi a liderança com 17 ou 18 voltas para o fim e era muito cedo. Eu estava tentando jogar de forma inteligente e a equipe me ajudou a superar isso. Foi tudo justo com Seb (Buemi) e eu só precisava receber o sinal verde para atacar Sam e eu sinto que tive um bom ritmo no final — o suficiente para abrir uma distância para que eu pudesse trazer a vitória para casa. Uma vitória dupla seria bom e eu aceito, mas não posso ser ganancioso — eu já tive um duplo com São Paulo.
Mitch Evans, piloto da equipe Jaguar.

A Formula E continua amanhã, em Berlim, com o round 8.