FRANCESCO BAGNAIA CONQUISTA VITÓRIA DA SPRINT NA ITÁLIA

Francesco Bagnaia trouxe um capacete especial para a sua corrida em casa esse final de semana, com o escrito “Ma quanto è bello il Mugello” (br: Mas como é bonito Mugello), e a homenagem o acompanhou até a linha quadriculada, onde passou em primeiro. Com o pódio contendo 2 italianos (Marco Bezzecchi em segundo), a sprint em Mugello trouxe as características que atualmente estão moldando a maioria das corridas mais curtas da categoria: batalhas apertadas, trocas na liderança, quedas e caos com chuva!

O campeão reinante e piloto da casa, Pecco Bagnaia, largou da pole position e conseguiu se manter em primeiro na largada, tendo Marc Marquez logo atrás. Quem não teve um inicio vantajoso foi Alex Marquez, que se envolveu em um incidente com Brad Binder logo na curva 1, sendo empurrado e caindo em seguida, ficando fora da prova. O incidente foi investigado e Binder foi punido com uma volta longa, que o derrubou para décimo primeiro lugar. O piloto da KTM não conseguiu se recuperar e terminou a prova fora dos pontos.

Fiz uma boa largada, entrei na primeira curva e senti um solavanco por fora. Eu estava olhando para a direita e segurando minha linha. Não deveria ter sofrido uma punição. Sinto muito por Alex porque você nunca quer comprometer a corrida de ninguém, mas isso me custou pontos hoje.

Brad Binder

A batalha nas primeiras posições ficou entre Bagnaia, Jorge Martin e Mac Marquez até a volta 4, onde Marc teve um toque com Jack Miller, o outro piloto da KTM, e perdeu várias posições, terminando a corrida em sétimo, enquanto Miller finalizou em sexto. Jorge Martin teve brigas mais intensas durante a corrida. Colocou pressão em Bagnaia em boa parte da prova, chegando a liderar nas primeiras voltas, até que Bagnaia conseguiu o ultrapassar e abrir uma vantagem para o segundo colocado. O próximo a batalhar com Martin foi Bezzecchi, deixando-o para trás pouco tempo depois. A partir daí, Jorge Martin teve a difícil missão de segurar o companheiro de equipe, Johann Zarco, atrás de si para conseguir completar o pódio na Itália, o que no final das contas ele conseguiu.

Outro momento de destaque (infelizmente negativo) da corrida foi a queda de Alex Rins, na volta 4. O incidente não foi mostrado pelas câmeras da transmissão, mas foi informado que o piloto da equipe LCR Honda precisou passar pelo centro médico do circuito. Depois foi transportado de helicóptero até o Hospital Careggi, em Florença, e os exames indicaram fraturas na tíbia e fíbula em sua perna direita. O piloto espanhol já passou por uma cirurgia e vai ser mantido em observação. Assim que receber alta para viajar, passará por uma cirurgia final na Espanha.

Apesar da chuva ter acompanhado boa parte da corrida, não tivemos mais acidentes ou quedas além de A. Marquez e Rins. Francesco Bagnaia, Marco Bezzecchi e Jorge Martin formam o pódio. Completam as posições de pontuação: Zarco, Marini, Miller, M. Marquez, A. Espargaró e Enea Bastianini, voltando a pilotar depois de ficar fora por conta de uma lesão no começo da temporada.

Estou feliz, com o trabalho feito hoje com a pole position e uma vitória na sprint. Tentei não dar à Marco qualquer hipótese de se aproximar, porque conheço o seu potencial, então abrir um pouco de distância. Eu sabia que o setor 4 era meu, então me concentrei em fazer os melhores setores durante toda a volta. A minha sensação com a moto é ótima, talvez tenhamos que verificar algo para amanhã, mas o meu ritmo e sensação são bons o suficiente para o potencial que temos.

Francesco Bagnaia

O GP da Itália acontece amanhã, às 9:00 da manhã.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *