FRANCESCO BAGNAIA E BRAD BINDER SÃO OS VENCEDORES DO FIM DE SEMANA NA ESPANHA

Brad Binder conquistou sua segunda vitória em uma sprint, enquanto Francesco Bagnaia vence a corrida do domingo. O que essas duas provas tiveram em comum? Um acidente na largada, bandeiras vermelhas e duas KTM extremamente competitivas. Esse fim de semana único também contou com dois Wildcards (pilotos de teste): Dani Pedrosa correndo com a KTM e Stefan Bradl com a Honda e os pilotos Jonas Folger (substituindo Pol Espargaró) e Iker Lecuona (substituindo Marc Marquez).

SPRINT

Logo na largada Jack Miller consegue levar a melhor, disparando para a ponta enquanto o pole position, Aleix Espargaró caia duas posições. Ainda na primeira volta, porém, presenciamos um grande acidente na curva 3 envolvendo Marco Bezzecchi, Alex Marquez, Franco Morbidelli e Augusto Fernandez, causando uma bandeira vermelha. Felizmente, todos os pilotos envolvidos estavam bem e se reintegraram ao grid quando a corrida pôde relargar, respeitando o grid de largada original.

Na relargada a KTM mostrou novamente a sua força no fim de semana, tomando a frente com uma dobradinha, dessa vez liderada por Brad Binder, enquanto Aleix Espargaró teve novamente uma largada ruim, assumindo a 5ª posição e poucas voltas depois, caindo e abandonando a prova. Enquanto isso, uma briga intensa se desenhou entre Miller e Binder, com Miller tomando a frente em boa parte da prova e tentando se manter ali, o que conseguiu fazer até a penúltima volta, quando foi ultrapassado por Binder. Pecco Bagnaia, que estava em terceiro, também conseguiu completar um movimento contra Miller e alcançar a segunda posição da corrida.

Brad Binder vence então a sprint na Espanha e compartilha o pódio com Pecco Bagnaia e Jack Miller. Completam os dez primeiros na etapa: Jorge Martin em 4º, seguido por Miguel Oliveira, Dani Pedrosa, Maverick Viñales, Johann Zarco, Marco Bezzecchi e Luca Marini.

Eu sabia que partindo da segunda fila tínhamos boas chances de entrar na luta. Me senti muito bem hoje e é ótimo sair esta tarde com mais uma vitória. Jack fez um ótimo trabalho para nos afastar no início, mas comecei a lutar com o aumento da pressão do pneu dianteiro e sabia que precisava realizar um movimento. É incrível conseguir outra vitória e quero agradecer à minha equipe, Dani e à equipe de teste e toda a Red Bull KTM por nos dar um pacote tão incrível e competitivo.

Brad Binder

Destaque para Dani Pedrosa, o Wildcard da KTM para esse GP, que terminou numa bela sexta colocação, atrás de Miguel Oliveira e Jorge Martin. Maverick Viñales, Johann Zarco e Marco Bezzecchi completaram as posições de pontuação da Sprint. Além de Espargaró, também assistimos o fim da corrida de Alex Marquez após de um segundo acidente, além da queda de Takaaki Nakagami e Joan Mir.

CORRIDA

Olhando de longe, o pódio continuou o mesmo: Pecco Bagnaia e duas KTM de Binder e Miller, apesar das posições estarem trocadas na corrida de domingo: Francesco Bagnaia subiu no lugar mais alto do pódio, garantindo a vitória enquanto Brad Binder tomou o segundo lugar e Jack Miller completou o pódio.

Assim como no dia anterior, a prova de domingo também foi paralisada por conta de uma batida logo na primeira volta. Dessa vez, Fabio Quartararo e Miguel Oliveira estavam envolvidos e ambos foram para o chão. Quartararo conseguiu voltar para a garagem e se preparar para a relargada, enquanto Oliveira precisou ser levado ao centro médico do circuito. Fabio Quartararo foi punido com uma volta longa pelo incidente. Sobre o estado médico de Miguel Oliveira, a equipe RNF revelou:

A equipe do centro médico do Circuito de Jerez — Angel Nieto, que cuidou de Miguel imediatamente, detectou um ombro esquerdo deslocado e o recolocou no lugar. Exames posteriores no hospital de Jerez de la Frontera mais tarde no domingo mostraram que o dano foi maior do que o esperado e revelou uma pequena fratura no úmero do ombro esquerdo. Ele passará por mais exames esta semana.

Equipe RNF

Na relargada, novamente Aleix Espargaró não conseguiu segurar ambas as KTM, que recomeçaram uma batalha interna pela liderança. Binder conseguiu assumir a ponta e mais tarde Bagnaia fez uma ultrapassagem agressiva sobre Miller, que curiosamente lhe custou uma penalização de devolução da posição para o australiano, que conseguiu se manter na segunda posição do pódio até a volta 15 da prova, onde Bagnaia conseguiu recuperar a posição.

Enquanto isso, nas posições mais atrás, Quartararo serviu sua punição de volta longa, mas ultrapassou os limites da pista, o que fez sua punição ser categorizada como “não cumprida”, lhe rendendo uma segunda punição de volta longa, a qual foi cumprida corretamente.

Bagnaia aumentou o ritmo para se aproximar de Binder assim que se livrou de Miller. Na volta 20 os dois já estavam bem próximos, mas apenas faltando 3 voltas para o fim da corrida é que vimos a investida do campeão reinante, que tomou a frente. O italiano não teve uma vida fácil depois disso, já que precisou encarar Brad Binder de perto, que manteve a pressão no líder até a última curva. No final, porém, Bagnaia conseguiu se defender da KTM e conquistou sua segunda vitória na temporada.

Considerando como o fim de semana começou, esta pode ser a minha melhor vitória na MotoGP. A disputa foi realmente incrível e me diverti muito. Aprendemos muito com este GP e isso pode nos ajudar a crescer como equipe. Sexta-feira foi um dia difícil, mas a minha equipe fez um trabalho incrível. Eles compreenderam bem os meus pedidos e hoje, graças às últimas alterações na Desmosedici GP, conseguimos vencer. Vencer aqui foi muito especial, dado o grande calor dos fãs, então estou emocionado.

Francesco Bagnaia

Durante o percurso, presenciamos a queda de Alex Rins nas voltas iniciais, que apesar de conseguir voltar para a corrida precisou abandonar logo em seguida. Joan Mir viu suas duas provas do fim de semana terminar em queda, também nos estágios iniciais da corrida. Já na metade da prova vimos Johann Zarco e Marco Bezzecchi também abandonando por queda, na volta 16. Maverick Viñales também não terminou a prova, tendo sua corrente da moto quebrada, impedindo-o de ver a bandeira quadriculada.

Completam os dez primeiros na corrida: Francesco Bagnaia, Brad Binder, Jack Miller, Jorge Martin, Aleix Espargaró, Luca Marini, Dani Pedrosa, Alex Marquez, Takaaki Nakagami e Fabio Quartararo.

A MotoGP retorna na semana do dia 14 de Maio, para o GP da França, em Le Mans.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *