Max Verstappen conseguiu novamente. Com pole position para a sprint e para a corrida principal, o holandês foi o primeiro a ver a bandeira quadriculada tanto no sábado como no domingo, levando para casa 34 pontos. Além do triunfo já esperado de Verstappen, este fim de semana pôde ser descrito com uma palavra preocupante para os outros pilotos: punitivo.
As curvas 9 e 10 do Red Bull Ring foram os pesadelos dos pilotos no quesito “ficar dentro das linhas” e foi extremamente comum avisos sobre os limites de pista, voltas deletadas e punições por repetirem o erro muitas vezes. O recorde de punições em uma única corrida, inclusive, foi batido, com Esteban Ocon, número 31 da Alpine, sendo punido 4 vezes.
SPRINT
Após três corridas sem sequer chegar perto das primeiras posições nas classificações, Sergio Perez finalmente voltou a largar da primeira fila, ao lado do companheiro de equipe, Max Verstappen, e conseguiu converter a boa posição em pódio, dando à Red Bull a dobradinha tão desejada pela equipe.
Ainda assim, nem tudo foram flores para a equipe austríaca durante o sábado, com Verstappen reclamando do piloto mexicano após ser empurrado para fora da pista. Nos rádios, pudemos ouvir ambos os pilotos reclamando e as reclamações foram para fora da pista, com os dois conversando assim que saíram de seus carros, mas no fim terminaram fazendo piada sobre a situação para os repórteres.
Trazendo novas atualizações, a tradicional Ferrari também conseguiu um espaço na premiação da Sprint, com Carlos Sainz completando o pódio. Charles Leclerc não teve a mesma sorte e terminou a Sprint em 12º e sem pontos para si.
Já a Aston Martin, que se tornou a dupla da Red Bull em pódios nessa temporada, teve uma Sprint boa, mas com certeza não com o resultado esperado. Lance Stroll terminou a prova em 4º, a frente do bicampeão Fernando Alonso, que passou pela linha de chegada em 5º.
Um bom destaque para o sábado foi a equipe Haas, que teve seus dois pilotos largando entre as 10 primeiras posições (Nico Hulkenberg de P4 e Kevin Magnussen de P10). Hulkenberg lutou durante toda a Sprint pelas primeiras posições, tendo batalhas com Perez, Hamilton e Russell, e conseguiu 3 pontos para si ao terminar em 6º.
Completaram as posições de pontuação: Esteban Ocon, em 7º, e George Russell, em 8º.
CORRIDA
A corrida principal pôs fim ao crescimento do número de voltas seguidas lideradas por Verstappen, que vinha em uma boa sequência desde Miami, mas não ao número de vitórias. Charles Leclerc foi o piloto a liderar a corrida por algumas voltas e embora não tenha levado a vitória, trouxe para a Ferrari o pódio de número 800 e um segundo lugar com gosto de alívio para si. O terceiro lugar ficou com Sergio Perez, que também pôde diminuir um pouco da pressão sobre si que o acompanha já a algumas corridas por não ter resultados satisfatórios e muitos pilotos disponíveis querendo seu assento.
Carlos Sainz também fez uma boa corrida e no decorrer da prova quis permissão para ultrapassar Leclerc por achar ter um ritmo melhor que o monegasco. Não lhe foi permitido, no entanto, e como nas últimas corridas, pudemos ouvir o espanhol reclamar com a equipe algumas vezes pelo rádio. Sainz terminou em quarto, seguido por Lando Norris, Fernando Alonso, Lewis Hamilton (que reclamou bastante de seu carro a ponto do chefe de equipe, Toto Wolff, entrar no rádio para mandá-lo apenas dirigir), George Russell, Pierre Gasly e Lance Stroll.
Estes seriam os 10 pilotos a pontuar caso a distribuição de punições não houvesse continuado após finalizado o GP.
- Já haviam sido punidos durante a corrida: Hamilton, Tsunoda, Sainz, Albon, Gasly e Sargeant por ultrapassarem os limites de pista, Esteban Ocon por ser liberado de forma insegura do pit e Nyck De Vries por forçar Hulkenberg para fora da pista.
Além de um pedido formal feito pela equipe Aston Martin, a FIA admitiu que não havia punido corretamente todos que deveriam ser punidos e analisaram 1200 casos de possíveis infrações, o que resultou em 130 voltas deletadas e mais 12 punições, distribuídas entre 8 pilotos. Esteban Ocon foi o que tomou a pior nessa situação.
Foram punidos:
- Yuki Tsunoda (5 segundos)
- Carlos Sainz (10 segundos)
- Lewis Hamilton (10 segundos)
- Pierre Gasly (10 segundos)
- Alex Albon (10 segundos)
- Nyck De Vries (15 segundos)
- Esteban Ocon (30 segundos)
As punições inverteram algumas posições na grade de pontuação e também entre os outros 10 do grid:
Carlos Sainz, que havia terminado em 4º, desceu para 6º, o que ocasionou a subida de Norris para 4º e a de Alonso para 5º. Lewis Hamilton desceu de 7º para 8º, trocando de posição com o companheiro de equipe, George Russell. Pierre Gasly foi de 9º para 10º, invertendo também as posições com Stroll. Esteban Ocon foi 12º para 14º, Nyck De Vries foi de 15º para 17º e Yuki Tsunoda foi de 18º para 19º.
Houve reclamações e comemorações por parte dos pilotos, mas até o momento não houve nenhuma contestação sobre o novo resultado.
Mesmo com o show de punições, a Red Bull terminou mais uma rodada sem grandes competidores pelo lugar mais alto do pódio. Verstappen estava tão confortável em seu RB19 que se sentiu seguro até mesmo para ir ao pit durante a penúltima volta, colocar pneus macios e buscar o ponto de volta mais rápida, conseguindo terminar ainda 5 segundos a frente do segundo colocado.
Foi um fim de semana incrível, não poderia ter sido melhor para ser honesto. Fizemos tudo bem como equipe, desde a estratégia até os pit stops. Indo para a corrida, todos nós tínhamos pontos de interrogação em torno dos pneus, mas estávamos todos felizes com o desempenho deles em comparação com nossos concorrentes. Eu me senti muito confortável no carro durante todo o fim de semana e pudemos fazer tudo o que havíamos planejado. O pit stop final foi um risco, claro, acho que a equipe ouviu pela minha voz no rádio que eu queria ir para o box (risos). Do lado de fora pode parecer uma loucura, mas eu sabia que conseguiríamos, vi que havia uma lacuna e queria aproveitá-la ao máximo.
Max Verstappen
A Formula 1 retorna no dia 9 de julho para o GP de Silverstone, na Inglaterra.