A última corrida da temporada da Formula 2 de 2023 foi repleta de acontecimentos. Da pole a vitória, Jack Doohan conquistou sua última vitória na categoria, já que a princípio não irá mais correr na categoria, terminando em terceiro lugar na classificação dos pilotos.
Theo Pourchaire se consagrou como campeão da categoria após 3 anos na mesma, com seu principal rival Frederik Vesti ficando no terceiro lugar do pódio na corrida final em Abu Dhabi e segundo na classificação dos pilotos.

Mas vamos voltar lá pro começo da largada: Doohan, Martins e Maini, os três primeiros para a largada da Feature Race em Abu Dhabi. Na volta de apresentação, Colapinto e Mason já ficaram parados e precisaram largar dos boxes. Doohan largou bem e disparou na frente, Martins e Maini ficaram trocando posições, Martins tracionou na largada e perdeu a segunda posição pro Maini.

Maloney e Iwasa também estavam disputando, enquanto Hauger se aproveitou dessa briga e ultrapassou Maloney, e Bearman que largou em 17º, já está na décima posição.
Fittipaldi acabou indo para fora da pista e perdeu 5 posições, enquanto Pourchaire já subia 3 posições, mas no duelo com o Bearman não conseguiu subir mais até aquele momento, pois o britânico tinha largado de pneus macios.
Até a volta 7, teve brigas por posições entre Crawford, Correa, Stanek, Nissany, Leclerc, Vesti e Hauger. Logo depois, muitos pilotos já começaram a ir para os boxes para as trocar de pneus obrigatórios.
Iwasa foi o primeiro, seguido por Boschung, Maini, Pourchaire e Bearman, todos que tinham largado de pneu macio.
Na saída, Bearman acabou perdendo posição para Pourchaire, enquanto lá na frente Doohan ia abrindo mais vantagem em cima do Martins, que já tinha conseguido recuperar a sua segunda posição.
Doohan foi para os boxes e Martins assumiu a liderança, seguido de Vesti em segundo.
Na volta 13, Doohan já estava ultrapassando a galera que não tinha parado ainda, enquanto Bearman e Hauger brigavam pela 15º posição.
No meio de todas as brigas, o Leclerc acabou tomando 5 segundos de punição por ganhar vantagem por fora da pista, enquanto Colapinto precisou abandonar a corrida na volta 16 por problemas no motor.
Logo em seguida, o motor do carro do Bearman apresentou problemas e o britânico parou na estrada dos boxes para abandonar. O pit lane precisou ser fechado, retornando a sua abertura somente na volta 20.
Na volta 21, começaram a ir para os boxes os pilotos que largaram des pneus médios, enquanto Maloney e Iwasa seguiam brigando pela quinta posição.
O vice-líder Vesti parou na volta 23 e com um pequeno atraso, acabou voltando atrás do Pourchaire, oitava e nona posição para eles.

Martins foi o penúltimo a ir para os boxes, restando somente Verschoor e Leclerc. O monegasco estava fazendo uma corrida de recuperação.
Na volta 24, a briga insana entre Maloney e Iwasa continuava. Na mesma volta, Aron recebeu 5 segundos de punição por ignorar a bandeira azul (indica que um carro mais rápido se aproxima e a ultrapassagem deve ser facilitada, mais conhecido como retardatário).
Na volta 25, Leclerc e Verschoor foram para os boxes, enquanto Vesti seguia em uma briga linda e eletrizada pela sexta posição de Pourchaire.
Na briga entre líder e vice-líder, Maini estava no meio e acabou ficando sem espaço, tendo que ir por fora da pista.
A briga durou até a volta 27, de forma brilhante e incrível, Vesti conseguiu garantir a quinta posição. Na volta 29, Vesti já tinha chego em Iwasa para pegar a quarta posição.
Pouco tempo depois, Mason foi com o carro na barreira de proteção, dando início a um Virtual Safety Car, que saiu na volta 31.
Vesti já havia passando Iwasa, mas ainda tinha tempo da última volta para ultrapassar Maloney e garantir a terceira posição, e foi o que o dinamarquês conseguiu.
Os dois tiveram um toque de corrida, fazendo com que Maloney girasse na pista e Vesti conseguisse garantir a terceira posição, mas não foi suficiente para levar o campeonato, já que Pourchaire terminou na quinta posição.
O pódio ficou por conta de Doohan, o rookie Victor Martins e o vice-líder Vesti. A equipe Art Grand Prix acabou levando o título de construtores de 2023, além do de pilotos e de rookie do ano.
A Formula 2 continua em Abu Dhabi para os testes de pós temporada entre os dias 29 de novembro a 1º de dezembro. Em 2024 a categoria estreia junto com a Formula 1 no Bahrein, entre os dias 29 de fevereiro a 02 de março.


