JAKE DENNIS DOMINA E VENCE O PRIMEIRO E-PRIX DA TEMPORADA

Aconteceu neste sábado (14/01) o primeiro e-Prix da temporada de 2023 do Campeonato Mundial de automobilismo com carros elétricos da FIA. Com Lucas Di Grassi conquistando a pole durante a qualificação mais cedo no mesmo dia, as primeiras fileiras do grid foram completadas por Jake Dennis (Andretti), Jake Hughes (McLaren) e Andre Lotterer (Andretti).

Dada a largada, Di Grassi conseguiu manter sua posição e Sacha Fenestraz, piloto novato correndo pela Nissan, conseguiu subir uma, indo de 8º para 7º. Robin Frijns (Cupra), no entanto, que havia largado na 19ª posição acabou tocando o carro de Norman Nato (Nissan) e saiu da pista, ocasionando a primeira das 3 entradas do Safety Car. Após a corrida, foi confirmado pela equipe que Frijns acabou quebrando o pulso durante a colisão e passará por uma cirurgia ainda no México.

A segunda entrada do Safety Car aconteceu logo após dada a bandeira verde, com Sam Bird (Jaguar) tendo problemas mecânicos e parando na pista. A corrida só pôde ser continuada após a 10ª volta. Dennis e Hughes se mantiveram sempre bem próximos ao líder, Di Grassi, que fez uma ótima corrida com grandes defesas, mas que ainda assim não pôde impedir Dennis, que o ultrapassou na 12ª volta. Não houve para o piloto brasileiro chance de recuperar sua posição, pois Dennis abriu uma vantagem de 3 segundos sobre ele, que perdurou por quase toda a corrida.

A terceira e última entrada do Safety Car foi mais próxima ao fim, com Edoardo Mortara (Maserati) rodando e batendo na barreira após perder o controle sobre traseira de seu carro. Por conta da quantidade de voltas dadas atrás do carro de segurança, foram adicionadas 5 voltas às 36 já programadas para a corrida. Com as voltas a mais, Pascal Wehrlein (Porsche) soube fazer uso de seu tempo no modo de ataque e conseguiu subir para 3º, ultrapassando Jake Hughes. O novato ainda tentou recuperar sua posição, mas no fim Wehrlein foi o que se deu melhor, seguindo para a segunda posição e ultrapassando também Lucas Di Grassi.

Hughes ainda tentou lutar contra Di Grassi, em seguida, pela terceira colocação, mas as defesas do brasileiro foram efetivas em impedir que o novato ultrapassasse.

A corrida na Cidade do México terminou com Jake DennisPascal Wehrlein e Lucas Di Grassi no pódio e 5 abandonos, com Norman Nato e René Rast (McLaren) se unindo a FrinjsBird Mortara por não completarem a corrida.

A atual classificação do campeonato tem Dennis como líder, com 26 pontos, seguido de Wehrlein e Di Grassi, ambos com 18 pontos.

A próxima corrida da Fórmula E acontece no dia 27 de Janeiro em Diriyah, na Arábia Saudita.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *