O Round 15 da Formula E foi um dos mais caóticos que tivemos durante toda a temporada. Com direito a duas entradas do Safety Car, duas bandeiras vermelhas, discussões nos rádios e uma punição nos últimos segundos de prova, a Formula E coroou Jake Dennis Campeão Mundial neste sábado, faltando ainda um round para o fim do campeonato.

Antes mesmo de ser iniciado, o E-Prix de Londres trouxe para os fãs uma movimentação interessante que poderia afetar o resultado do campeonato: Mitch Evans, que garantiu a Pole Position mais cedo no sábado, precisou pagar uma punição de 5 posições no grid por causar uma colisão no último round em Roma. Com a queda de Evans para 6º, Nick Cassidy herdou a pole e seu competidor direto pelo título, Jake Dennis, subiu para P2.
Já na corrida, apesar de uma boa largada, Dennis foi rapidamente deixado para trás por Sebastien Buemi e teve René Rast em sua cola por um tempo, o piloto da McLaren esperando por qualquer deslize do britânico para deixá-lo para trás.
Evans também teve um bom ínicio: em poucas voltas estava batalhando pelas 3 primeiras posições e pouco depois passou a liderar o pelotão, ultrapassando Dennis, Buemi e Cassidy. Como terceiro no campeonato, Mitch precisava de uma vitória e resultados ruins de Jake e Nick para voltar à briga direta pelo título. A vitória ele conquistou, apesar dos muitos problemas ocorridos durante a corrida, e pôde contar com erros da Envision e Buemi para atrapalhar a corrida de Nick, mas os problemas que Dennis teve não foram maiores que sua vontade e empenho em vencer.
Por duas vezes, Dennis tentou ativar o modo de ataque e não foi bem sucedido. Os pilotos ao seu redor tentavam com muito esforço ultrapassá-lo, um deles sendo Pascal Wehrlein, que deveria ser seu parceiro durante a corrida (ambos correm em carros com powertrains da Porsche e, pelo que ficou subentendido nos rádios, a estratégia seria Pascal ajudá-lo nesta corrida e em troca Jake os ajudaria na corrida seguinte para que a Porsche conquiste o Campeonato de Equipes). Jake deixou claro no rádio seu descontentamento ao reclamar sobre a falta de auxilio que estava tendo e em um momento mais crítico, onde ele e Wehrlein se tocaram em uma curva, pudemos ver Michael Andretti saindo do box de sua equipe para ir até o box da Porsche.
Sem poder contar com seu parceiro de equipe, Andre Lotterer, e nem com a equipe parceira, Porsche, a ajuda que Dennis recebeu foi da equipe rival, Envision Racing, com seus erros.
Ainda no inicio da corrida, Buemi e Cassidy pareciam estar unidos em uma estratégia de segurar os oponentes para que o neozelandês abrisse uma boa distância e pudesse liderar a corrida com tranquilidade. Mas após algumas voltas, Buemi o ultrapassou e não devolveu a posição. A distância entre os dois era muito pequena e as defesas de Buemi levaram a um contato entre os dois, o que resultou na quebra da asa dianteira de Cassidy. A asa primeiramente ficou presa debaixo do carro, mas depois quebrou e ficou no meio da pista, ocasionado a entrada do Safety Car.
Nick precisou ir ao pit para a troca de asa, mas ao chegar lá os danos haviam sido maiores que o esperado e o piloto precisou abandonar. Com Cassidy fora do caminho, Jake precisava terminar pelo menos em P3 para levar o campeonato e se encontrava em P5, atrás de Wehrlein, e com Antonio Felix da Costa em sua cola.
Dennis ainda tinha, no entanto, minutos de modo de ataque para utilizar e conseguiu ultrapassar a dupla da Porsche. Mas logo em seguida o Safety Car precisou retornar à pista, por conta do contato entre Sacha Fenestraz e Dan Ticktum, que fez o carro do piloto franco-argentino pular e terminar nas barreiras.
Após 4 voltas atrás do Safety Car, veio a primeira bandeira vermelha: Wehrlein e Rast se tocaram e isso fez o piloto alemão parar nas barreiras. Sem danos críticos, Wehrlein voltou em P13 à competição, fora do caminha de Dennis. Rast ainda retornou à corrida, mas parou seu carro no meio da pista, deixando o circuito perigoso para os outros pilotos que vinham atrás em alta velocidade.
Quando limpa a pista dos detritos da barreira e retirado o carro, os pilotos voltaram para seus carros para realizar as 5 voltas restantes. Dennis vinha em P4, Da Costa a sua frente em P3, Buemi em P2 e Evans em P1, mas logo as posições mudaram com a ativação do modo de ataque de Buemi, que caiu para P4. Tudo se alinhava para o fim desta forma, mas então aconteceu a segunda bandeira vermelha, que deixou parados 12 carros na pista e atrasou um pouco mais o fim.
Norman Nato e Sebastien Buemi, ao dividirem a curva 19, colidiram entre si. Sam Bird, que vinha logo atrás, atingiu a traseira de Nato, Edoardo Mortara e Stoffel Vandoorne atingiram a traseira de Bird, que por sua vez foram atingidos por carros da Mahindra e da Nio333. Com tantos carros parados, foi necessário se reorganizar nos pits para voltar à pista e terminar as três voltas restantes.
Ao retornarem, Jake Dennis precisaria apenas se defender dos carros de trás e chegar em P3, mas pouco antes de cruzar a linha de chegada, Da Costa recebeu punição de 3 minutos por infração técnica, caindo de P2 para P17, a última posição após 5 abandonos.
Com um P2 garantido, Jake Dennis cruzou a linha e se tornou Campeão Mundial do Campeonato de Monopostos Elétricos da FIA em sua terceira temporada no campeonato, sendo o primeiro campeão britânico da Formula E e o primeiro piloto a conquistar o título em sua home race, além de aumentar seu recorde de mais pódios em uma temporada para 10.
Ah meu Deus! Isso é incrível! Aquela corrida foi tão difícil, tudo estava sendo jogado para cima de nós. Campeões do mundo, baby! Eu me sinto incrível, incrível! Eu senti como se todos estivessem correndo contra nós, mas Jesus Cristo, acabamos de nos tornar campeões do mundo e eu estou muito feliz por mim, pela equipe e por todos, nós merecemos muito. Eu entrei no campeonato só três anos e quase o conquistamos no ano de estreia, mas agora para voltar e ter o ano que tivemos, você sabe, quebrar todos os recordes do pódio e se tornar Campeão do Mundo, é simplesmente alucinante. Eu realmente não pensei que isso viria este ano e todo o crédito vai para meus garotos: eu os amo tanto e eles me deram um foguete durante todo o ano. E isso é o mínimo que posso fazer por eles. Eu posso ouvir os fãs também e é absolutamente incrível compartilhar isso com eles, e minha mãe está por aí em algum lugar também. Campeões do Mundo! Estou simplesmente maravilhado.
Jake Dennis

Evans venceu a corrida e se tornou vice-líder do campeonato, Buemi completou o pódio.
Mas embora o campeonato de pilotos tenha sido conquistado faltando um round para o fim, o de equipes será decidido apenas na última corrida, com a Envision Racing e Porsche lutando pelo título.
A Formula E retorna para a sua última corrida da temporada hoje, 30 de julho, às 13h.