LEWIS HAMILTON BRILHA EM CASA E VOLTA A VENCER NA FORMULA 1

Após 945 dias de espera, Lewis Hamilton voltou a brilhar no topo do pódio da Formula 1. Uma vitória emocionante depois de um longo período difícil motivou a emoção de muitos torcedores e, inclusive, de Hamilton. No entanto, a história mudou. Em uma corrida repleta de emoção e desafios, Hamilton cruzou a linha de chegada em primeiro lugar, revivendo a glória que muitos acreditavam estar distante. A bandeira quadriculada, que tantas vezes celebrou suas vitórias, novamente foi testemunha de sua excelência. Com essa vitória, Hamilton não apenas interrompeu uma longa sequência de desafios, mas também fez história ao alcançar o marco de 9 vitórias em um único circuito, um feito inédito na competição. Essa conquista eleva ainda mais seu status como o maior vencedor da categoria, agora com 104 vitórias no carreira.

Lewis Hamilton / Reprodução: REUTERS

Há tempos não via-se uma corrida tão eletrizante nas pistas da Formula 1. Um esporte que vivia tempos de soberania única da Red Bull, especialmente de Max Verstappen, hoje vive um novo momento. É provável que ao perguntar um aficionado pelo esporte sobre qual foi a melhor corrida da temporada de 2024 até o momento, a resposta seja quase unânime. A corrida, marcada pelas imprevisíveis condições climáticas com chuva intermitente, proporcionou momentos memoráveis, destacando a habilidade de diversos pilotos, estratégias das equipes e uma disputa acirrada pela vitória até os últimos instantes. No fim, Lewis, que não via o 1⁰ lugar desde o GP da Arábia Saudita de 2021, em um mundo ainda de pandemia, finalmente pode, com a ternura do público, celebrar sua vitória.

Resumo da Corrida

A largada foi limpa com uma parceria entre os pilotos da Mercedes. George Russell, que largou da pole, fez um bom início e teve seu companheiro de equipe, Hamilton, ajudando a defender a posição. Além disso, Lando Norris, que largou da 3ª posição, logo foi atacado por Max Verstappen, que tomou a posição e manteve um ritmo aceitável até os indícios de chuva.

Sergio Pérez fez mudanças no motor e teve de largar do pit-lane, enquanto Pierre Gasly estava escalado para largar na última posição após fazer uma grande mudança no motor de seu carro. Porém, antes mesmonda largada, Gasly entrou no pit-lane e abandonou a corrida, informando problemas no câmbio do carro.

No início, o caos se instaurava pelo meio do grid. Carlos Sainz pulava para sexto e ameaçava Oscar Piastri, enquanto Charles Leclerc, que largou em 11⁰, pulou 3 posições e já ocupava a 8ª posição. Nico Hülkenberg, que fez uma ótima classificação e largou da 6ª posição, caía para nono, enquanto Albon acabava por ser empurrado por Alonso, perdendo 3 posições.

Pela 14ª volta, Norris tomou de volta a 3ª posição e fez uma ultrapassagem leve. Naqueles instantes, a chuva ficava cada vez mais forte e, com isso, Hamilton começou a voar. Piastri também aproveitou para superar Verstappen e tomou a 4ª posição. Como nos seus tempos de dominação, Hamilton dominou pela chuva e mergulhou no fim da reta para tomar a liderança de Russell. Um pouco depois, Russell perdeu outra posição, dessa vez para Norris, que assumiu a 2ª posição, e, logo em seguida, para Piastri.

A luta pela ponta era cada vez maior e, pela 20ª volta, a liderança mudava novamente. Norris ultrapassou Hamilton, e, mesmo sem o DRS ativado, Piastri aproveitou e ganhou a posição. O engenheiro de Lewis chegou a comunicar no rádio que achava que a pista estava molhada o suficiente para pneus intermediários, entretanto, Hamilton negou e argumentou que a pista ainda estava seca em vários lugares. Apesar do conselho do engenheiro, o heptacampeão estava certo. Leclerc e Pérez foram aos boxes para colocar os pneus intermediários e logo se arrependeram ao voltar à pista, pois perderam rendimento.

Assim que a chuva abriu caminho, os protagonistas do topo do grid direcionaram-se aos boxes. Num circuito como Silverstone, ter o controle de uma boa jogada de pneus é essencial, e isso, certamente, definiu a corrida. A McLaren, logo, mostrou-se a equipe mais preparada para caso de chuva, comprovando isso ao ter os pilotos assumindo a ponta e escalando o grid durante o início dos períodos de pancada. Entretanto, quando o momento essencial da troca de pneus chegou, a equipe demorou a chamar Piastri e afetou o restante da corrida do piloto.

Um pouco antes da volta 34, Hamilton e Verstappen já lidavam com o extremo desgaste dos pneus. Nesse ponto, surpreendentemente, Russell que faziar uma boa corrida e buscava estratégias para voltar a liderança, teve de abandonar o carro devido à suspeita de problemas hidráulicos.

George Russell / Reprodução: Mercedes

Assim que chegou a volta 39, a tirada dos pneus intermediários mostrou-se necessária e a maioria foi aos boxes.Norris, no entando, teve uma parada lenta e acabou por perder a liderança para Lewis no undercut. Apesar disso, ambos voltaram com pneus macios, enquanto Verstappen confiou nos duros. De pneus médios, Piastri buscava alcançar Verstappen, mas o tricampeão também tinha um foco, ultrapassar Norris.

Faltando apenas 10 voltas, os que mais lutavam pela liderança separavam uma distância de apenas 2s7. Norris e Hamilton, que pilotavam de pneus macios, já sofriam com o desgaste dos pneus, enquanto Verstappen já não tinha o mesmo problema por portar pneus duros. Estava claro, a 6 voltas pro fim, que Lando não conseguiria segurar o piloto da Red Bull, e, assim, foi ultrapassado na volta 49.

A corrida, portanto, chega ao fim consagrando a 104ª vitória do piloto britânico da Mercedes. Lewis Hamilton, após cruzar a linha de chegada, desfilou no estilo Senna e pediu a a bandeira britânica. Por baixo do capacete, lágrimas escorriam e, ao sair do carro, abraçou o pai, o público e sua equipe, tudo com muita emoção.

Pós Corrida

Os pilotos que completaram o pódio relataram suas visões sobre a corrida, assim como Hamilton. Veja o que eles falaram:

Foi difícil. Foi agradável e divertido competir com esses caras. Essas condições complicadas são sempre no limite e você está arriscando muito. Muitas coisas boas, mas algumas decepções demais também. Como equipe, não acho que fizemos exatamente o trabalho que deveríamos ter feito, ou bem o suficiente, mas ainda assim é ótimo estar no pódio aqui. Ao mesmo tempo, me culpo hoje por não tomar algumas das decisões certas. Eu odeio terminar nessa posição e ter desculpas por não fazer um trabalho bom o suficiente. Mas ainda estou feliz, ainda vou aproveitar. Acho que ainda fizemos muitas coisas certas, muitas coisas positivas. Especialmente aqui em Silverstone, o único lugar onde eu gostaria que tudo fosse perfeito, hoje não foi. Mas estou bem, voltaremos mais fortes no próximo ano e tentaremos novamente.

— Lando Norris

Em certo momento, não parecia que daria certo, eu realmente estava pensando: ‘Vamos terminar em quinto, sexto?’ Mas fizemos as escolhas certas. Passar dos pneus slick para os intermediários, e depois dos intermediários de volta para os slick, acho que foi na volta certa. Então, também no final, a decisão da equipe de usar os pneus duros em vez dos macios definitivamente me ajudou, e é por isso que acho que terminamos em segundo hoje. Poderia ter sido muito pior, mas fazendo as escolhas certas, ainda chegamos ao pódio e, claro, estou muito feliz com isso.

— Max Verstappen

Não consigo parar de chorar! Desde 2021, todos os dias, levantando, tentando lutar, treinar, focar na tarefa e trabalhar o máximo que posso com essa equipe incrível. Esta é minha última corrida aqui no Grande Prêmio da Grã-Bretanha com esta equipe, então eu queria muito vencer aqui por eles, porque os amo, os aprecio muito, todo o trabalho duro que eles têm feito ao longo desses anos. Sou eternamente grato a todos nesta equipe, a todos na Mercedes, todos os nossos parceiros. Além disso, a todos os nossos fãs incríveis… Eu podia ver vocês volta após volta enquanto passava, e não há sensação melhor que terminar na frente aqui.

— Lewis Hamilton

George Russell também foi um dos protagonistas do fim de semana em Silverstone. O piloto lutava pelo pódio e pela liderança, mas acabou por ter de abandonar a corrida. Veja o que ele relatou sobre o inesperado problema com o carro:

Quero dizer, com certeza vamos levar os aspectos positivos… O carro está rápido e teremos mais oportunidades, mas abandonar qualquer corrida é decepcionante, quanto mais a corrida em casa. Definitivamente, tínhamos uma chance de pelo menos um pódio.

— George Russell

Certamente, a vitória de Lewis Hamilton no Grande Prêmio da Grã-Bretanha marcou a longa trajetória entre o piloto e a Mercedes. A parceria que carrega mais de 11 anos de história estará chegando ao fim ao concluir a temporada de 2024. Lewis Hamilton se juntará a Ferrari no próximo ano, porém não deixa de ressaltar a longa história com a equipe alemã, que juntos conquistaram 6 campeonatos de pilotos e 7 campeonatos de construtores.

Veja o resultado final da corrida:

Posição PilotoTempo
1⁰Lewis Hamilton (Mercedes)52 VOLTAS
2⁰Max Verstappen (RBR)+1s465
3⁰Lando Norris (McLaren)+7s547
4⁰Oscar Piastri (McLaren)+12s429
5⁰Carlos Sainz (Ferrari)+47s318
6⁰Nico Hülkenberg (Haas)+55s722
7⁰Lance Stroll (Aston Martin)+56s569
8⁰Fernando Alonso (Aston Martin)+1m03s577
9⁰Alexander Albon (Williams) +1m08s387
10⁰Yuki Tsunoda (RB)+1m19s303
11⁰Logan Sargeant (Williams)+1m28s960
12⁰Kevin Magnussen (Haas)+1m30s153
13⁰Daniel Ricciardo (RB)+1 volta
14⁰Charles Leclerc (Ferrari)+1 volta
15⁰Valtteri Bottas (Sauber)+1 volta
16⁰Esteban Ocon (Alpine)+2 voltas
17⁰Sergio Pérez (RBR)+2 voltas
18⁰Guanyu Zhou (Sauber)+2 voltas
19⁰George Russell (Mercedes)DNF
20⁰Pierre Gasly (Alpine)DNF

A Formula 1 volta nos dias 19, 20 e 21 de Julho para o Grande Prêmio da Hungria.

Por Lívia Galvão 

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