MAX VERSTAPPEN DEMONSTRA MAESTRIA ESTRATÉGICA E VENCE O GRANDE PRÊMIO DA ESPANHA

No último domingo, o Circuito de Barcelona-Catalunha foi palco de mais uma etapa emocionante da Formula 1. A corrida foi caracterizada por muitas emoções, tendo disputas desde a largada. Apesar de diversos destaques durante a corrida, o vencedor foi o piloto da Red Bull, Max Verstappen, que, assim, ampliou ainda mais sua vantagem no campeonato de pilotos. Veja abaixo como foi o Grande Prêmio da Espanha:

Imagem: Formula 1 / Divulgação

Desde os treinos livres tivemos grandes surpresas com os avanços muito positivos nos carros da Mercedes, com resultados excelentes nos treinos livres, como o P4 de George Russell no 1⁰ Treino Livre e o P1 de Lewis Hamilton no 2⁰ Treino Livre. Durante a classificação, esse avanço foi confirmado, não apenas com vários elogios dos pilotos ao carro, mas também com Hamilton se classificando em 3⁰ e Russell em 4⁰.

Certamente outra surpresa foi o avanço dos pilotos da Alpine, que, pela primeira vez, chegaram ao Q3 e classificaram-se em 7⁰ e 8⁰. No entanto, o piloto da Red Bull, Sérgio Pérez, não tem tido muitos avanços nas últimas etapas, gerando muitos questionamentos sobre sua renovação de 2 anos com a equipe austríaca. O piloto mexicano classificou-se em 8⁰, mas foi penalizado e largou em 11⁰.

A McLaren também entregou ótimos resultados durante a classificação, tendo Lando Norris conquistando a pole position. Entretanto, durante o Q3, devido à problemas do carro, Oscar Piastri não conseguiu finalizar sua volta e classificou-se em 10⁰, e, posteriormente, reclassificado em 9⁰ devido à penalização Pérez.

Imagem: McLaren

Resumo da corrida

A largada da prova foi caracterizado por uma intensa disputa pela liderança. Lando Norris, partindo da pole position, defendeu vigorosamente sua posição, forçando Max Verstappen a levar as rodas até a grama para evitar uma colisão. Apesar da pressão, Max conseguiu se manter na corrida e ultrapassou Norris. A surpresa nessa largada foi George Russell, que teve uma arrancada impressionante logo na largada, saltando da quarta posição para assumir a ponta, ultrapassando ambos Max e Lando, e seu companheiro de equipe, Lewis Hamilton. A liderança de Russell, entretanto, não durou muito. Com a asa móvel aberta na terceira volta, Verstappen ultrapassou precisamente o piloto da Mercedes e assumiu o primeiro lugar da corrida.

Certamente, esse ano não tem sido dos melhores para a Aston Martin. Isso é perceptível com os problemas sofridos por ambos os pilotos durante as últimas provas. No entanto, era-se esperado uma boa corrida de Fernando Alonso no circuito de seu país, o que não aconteceu visto os diversos problemas que o piloto sofreu do início ao fim da corrida. O piloto espanhol largou em 10⁰ e terminou fora da zona de pontuação, em 12⁰.

É preciso ressaltar que a estratégia de pneus para cada circuito é uma das partes mais importantes nas corridas. Durante o Grande Prêmio da Espanha, isso foi altamente percebido. A maioria dos pilotos seguiu um plano de duas paradas nos boxes, começando com pneus macios antes de mudar para os médios na primeira parada. Na segunda parada, as escolhas variaram: alguns pilotos optaram pelos duros – o que não era recomendado – enquanto outros voltaram aos macios.

No topo, Max Verstappen mostrou maestria ao gerenciar seus pneus e manter uma vantagem confortável. Quando Lando Norris começou a reduzir a diferença e a ameaçar a liderança, o piloto neerlandês foi aos boxes e voltou com tempos de volta melhores. O pit-stop de 1.9 segundos da Red Bull foi um dos destaques da corrida, igualando o recorde estabelecido por eles mesmos no GP da China.

A Mercedes teve sua própria batalha interna pelo pódio e lidou com problemas durante as paradas. Hamilton fez a troca para pneus macios, enquanto, sem opção, George precisou colocar pneus duros, o que prejudicou altamente seu desempenho no final da corrida. Além disso, o pit-stop de Russell foi um dos mais demorados da prova, com 5.3 segundos de duração. Com isso, não demorou muito para Hamilton ultrapassar Russell, conquistando o 3⁰ lugar e subindo ao pódio pela primeira vez na temporada.

O final de semana foi de alegria para algumas equipes, mas o mesmo não se pode dizer sobre a Ferrari. A equipe italiana teve um desempenho abaixo do esperado, com seu piloto espanhol, que corria em casa, caindo de rendimento ao colocar pneus duros

Enquanto Norris buscava a liderança, sua equipe buscava estratégias para alcançar Verstappen após a parada dele na volta 17. O piloto da McLaren não quis fazer a parada na mesma janela do piloto da Red Bull, e mesmo com a sugestão da equipe para parar, ele decidiu permanecer na pista e ir em busca da vitória. Ele finalmente parou no final da volta 23, voltando em sexto. Após isso, a busca pela ponta da corrida foi caracterizada por uma grande emoção depois da aproximação de Norris à Verstappen a cada volta, mas, com uma grande estratégia e administração de pneus, Max Verstappen garantiu sua vitória com 2.2 segundos de vantagem.

Em suma, a corrida mostrou não apenas a habilidade dos pilotos e o aumento da competitividade da Formula 1 em 2024, mas também a importância das decisões estratégicas no pit wall. Com a conquista da 2ª posição na corrida, Lando Norris ultrapassou Charles Leclerc no campeonato de pilotos, chegando agora aos 150 pontos. Max Verstappen, ao chegar a sua 61ª vitória, consolidou ainda mais sua liderança no campeonato de pilotos, chegando aos 219 pontos, consequentemente, 69 pontos de vantagem de Norris.

Imagem: Formula 1 / Reprodução

Veja a classificação final da corrida:

PosiçãoPiloto Tempo
1⁰Max Verstappen (RBR)1m19s774
2⁰Lando Norris (McLaren)+2s219
3⁰Lewis Hamilton (Mercedes)+17s790
4⁰George Russell (Mercedes)+22s320
5⁰Charles Leclerc (Ferrari)+22s709
6⁰Carlos Sainz (Ferrari)+31s028
7⁰Oscar Piastri (McLaren)+33s760
8⁰Sergio Pérez (RBR)+59s730
9⁰Pierre Gasly (Alpine)+61s557
10⁰Esteban Ocon (Alpine)+71s749
11⁰Nico Hülkenberg (Haas)+73s826
12⁰Fernando Alonso (Aston Martin)+1 volta
13⁰Guanyu Zhou (Sauber)+1 volta
14⁰Lance Stroll (Aston Martin)+1 volta
15⁰Daniel Ricciardo (RB)+1 volta
16⁰Valtteri Bottas (Sauber)+1 volta
17⁰Kevin Magnussen (Haas)+1 volta
18⁰Alex Albon (Williams)+1 volta
19⁰Yuki Tsunoda (RB)+1 volta
20⁰Logan Sargeant (Williams) +2 voltas
Por Lívia Galvão

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