A McLaren Formula 1 Team revelou hoje a nova formação de pilotos da equipe diante dos fãs e da mídia mundial no OKX Thought Leadership Center na sede da McLaren em Woking. Com um novo capítulo em andamento após a mudança de Andrea Stella de Diretor Executivo para Chefe da Equipe, o time iniciará as comemorações do 60º aniversário dando as boas-vindas ao piloto estreante e campeão da Formula 2 em 2021, Oscar Piastri, para pilotar o MCL60 ao lado do britânico Lando Norris.
Lando, 23 anos, de Somerset, Inglaterra, entra em sua quinta temporada na Fórmula 1 com a McLaren depois de conquistar o sexto pódio na F1 no Grande Prêmio da Emilia Romagna de 2022. Oscar, de 21 anos, natural de Melbourne, na Austrália, junta-se à equipe tendo vencido os campeonatos FIA Formula 3 e FIA Formula 2 consecutivos em 2020 e 2021, respectivamente.

Para enfatizar o ano marcante da McLaren, o carro da equipe em 2023 será nomeado MCL60, em uma ruptura com a convenção de nomenclatura anterior. O piloto nascido na Nova Zelândia, Bruce McLaren, fundou a McLaren Racing em 1963 e, desde então, a equipe venceu 20 campeonatos mundiais de Formula 1 (12 de pilotos e 8 de construtores), 183 Grandes Prêmios de Formula 1, as 500 milhas de Indianápolis três vezes e as 24 Horas de Le Mans em sua primeira tentativa.
O MCL60 apresenta uma pintura laranja papaia e azul, as cores usadas pela equipe pela primeira vez na década de 1960, que desde então se tornaram as favoritas da equipe desde sua reintrodução em 2018. Lando e Oscar darão ao MCL60 sua estreia oficial na pista no teste de pré-temporada no Circuito Internacional do Bahrein em 23 de fevereiro, antes da corrida de abertura da temporada no Grande Prêmio do Bahrein de 2023 em 5 de março.


A formação de pilotos deste ano é extremamente empolgante, já que Lando, um piloto inteligente e confiante com excelente ritmo, se junta a um dos maiores talentos em ascensão no automobilismo, Oscar Piastri. 2022 foi uma temporada desafiadora em nosso esforço contínuo para avançar para a frente do grid. Aprendemos muito, e tudo foi levado para a off-season, onde toda a equipe trabalha duro para se preparar para mais um ano. Sob a orientação de Andrea Stella como chefe de equipe temos uma excelente composição para a temporada de 2023 e podemos esperar que nossa dupla de jovens pilotos continue a aumentar sua parceria ao longo da próxima temporada. Ser uma das equipes mais antigas do grid da Formula 1 e marcar nosso aniversário de 60 anos como equipe de corrida é uma excelente conquista. Temos uma história rica, portanto, é apropriado honrarmos as últimas seis décadas com o nome de nosso carro de 2023, o MCL60. Este é o início de várias comemorações de aniversário que serão exibidas ao longo do ano.
Zak Brown, CEO da McLaren Racing
É uma honra liderar a McLaren Racing na temporada de 60 anos da equipe. Temos um grupo de pessoas comprometidas e talentosas na McLaren, e estamos todos ansiosos para ver o MCL60 na pista, após muito trabalho e esforços nos últimos meses, em todas as áreas da equipe. Durante nosso tempo longe das corridas, recebemos Oscar no McLaren Technology Centre e trabalhamos juntos para construir relacionamentos fortes e estar totalmente preparados para o início de sua carreira na Formula 1. Ele se integrou rapidamente à equipe e ganhou muito respeito, graças à sua humildade, intelecto brilhante e dedicação. Também foi ótimo retomar o trabalho com Lando, que agora mostra as qualidades de um líder ao apoiar a jornada da equipe. Lando e Oscar formam uma dupla de pilotos muito forte e talentosa e estamos ansiosos pela temporada de 2023 com eles ao volante do MCL60.
Andrea Stella, chefe de equipe da McLaren Formula 1.

Este é o meu quinto ano na Formula 1 e espero levar um impulso positivo para a nova temporada após um ano de experiência sob a nova era de regulamentos. Tem sido um bom desafio me adaptar e sinto que estou em uma posição positiva para continuar melhorando como piloto. Gostei da minha jornada com a equipe até agora e estar envolvido no 60º aniversário da McLaren é um privilégio. Vou continuar trabalhando duro ao lado de Oscar ao longo deste ano significativo, enquanto procuramos maximizar as oportunidades de marcar pontos.
Lando Norris
Estou muito feliz por começar com a McLaren e fazer minha estreia na F1 nesta temporada. O período de off-season foi ótimo para mim e tenho trabalhado duro para me preparar para o próximo ano. O tempo que passei na fábrica e no simulador foi agradável e produtivo, e todos na equipe foram receptivos. Eu me adaptei bem e agora estou totalmente focado em entrar na pista no Bahrein.
Oscar Piastri