Alex Marquez conquistou sua primeira pole position na MotoGP em uma classificação movimentada na Argentina. Essa pole position fica ainda mais incrível considerando os acontecimentos no Q1, onde Marquez caiu e precisou recorrer a sua moto reserva para o restante da classificação. A chuva fraca foi a protagonista dessa sessão, dando trégua nos últimos momentos, nos entregando minutos finais de ação com pilotos arriscando com pneus slicks e melhorando seus tempos iniciais. Com isso, tivemos a primeira fila apenas de Ducatis: Alex Marquez, Marco Bezzecchi e Francesco Bagnaia, seguidos por Morbidelli, Viñales, Zarco, Marini, Martin, A. Espargaró e Quartararo completando os dez primeiros no grid de largada.
Na Sprint desse sábado, porém, um nome fora do top 10 protagonizou a sessão. Brad Binder venceu heroicamente largando da décima quinta posição no grid da Argentina, demonstrando um incrível desempenho. Binder liderou o pódio, com Marco Bezzecchi em P2 e Luca Marini em P3 trazendo uma dobradinha para a equipe Mooney VR46.

Me surpreendi um pouco: que largada! Fiquei super apertado na curva 1, segurei a linha interna e depois peguei um de cada vez. Eu pensei que se eu pudesse ir para a frente e lutar como nunca, talvez eu pudesse ficar lá e o plano funcionou. Eu podia ouvir os meninos atrás de mim no final, mas trouxe para casa. Obrigado à minha equipe; o passo de ontem foi irreal, a moto estava fantástica e estou ansioso para ver como podemos nos virar amanhã.
Brad Binder
Brad Binder teve uma largada memorável indo de P15 para P4, mas a liderança da prova na primeira curva ficou com Franco Morbidelli, que nessa etapa da corrida brigava diretamente com Alex Marquez, se mantendo em primeiro quando a segunda volta foi aberta. Ainda na primeira volta, Joan Mir caiu na curva 7 e precisou ser levado para o centro médico para passar por checkups. Francesco Bagnaia, por outro lado, se manteve conservador na largada e caiu de P3 para P7, precisando se recuperar e se defender conforme a prova avançava.
Esse não é o tipo de prova que se decide apenas na largada, porém. Depois das primeiras voltas, Binder, Morbidelli e Marini pareciam figuras consistentes para o pódio, com outras brigas aparecendo nas posições mais atrás. Faltando apenas quatro voltas, Marini conseguiu mergulhar e tomar o segundo lugar de Morbidelli, que momentos depois também perdeu o último lugar do pódio para Marco Bezzecchi. A briga interna entre os pilotos da VR46 durou até a última volta, com Bezzecchi se mantendo na frente de Marini quando a bandeira quadriculada foi agitada.

Morbidelli conseguiu manter a quarta posição, logo a frente de A. Marquez, Bagnaia, Viñales, Martin e Quartararo, completando as 9 posições de pontuação da Sprint. Além de Joan Mir, nas últimas voltas Aleix Espargaró também perdeu o controle de sua moto e caiu, perdendo boas chances de somar pontos para o campeonato.
Alex Marquez terá mais uma chance para maximizar sua pole position, largando novamente da primeira posição para a corrida principal amanhã (02/04, às 14:00).