Tivemos nesse sábado a nona rodada da Formula E, que aconteceu no distrito de Monte Carlo, em Mônaco, um dos países que os pilotos mais gostam e tem o desejo de correr e ganhar.
O grid de largada, inicialmente, era liderado por Sacha Fenestraz, da Nissan, por ganhar o duelo final da classificação contra Jake Hughes, da NEOM McLaren, que teve seu tempo deletado por ultrapassar os limites da pista. No entanto, após investigação, foi constatado que Fenestraz usou mais energia do que o permitido no regulamento, assim Hughes herdou a pole position.
Dada a largada, Hughes e Fenestraz se mantiveram em suas posições, mas os melhores inícios ficaram para Nick Cassidy, da Envision Racing, que subiu duas posições após largar de P9, e Oliver Rowland, da Mahindra, que subiu de P13 para P9, brigando com Jake Dennis, da Andretti, e Cassidy por posições, enquanto seu companheiro de equipe, Lucas Di Grassi, ia de P20 para P22.
Ainda no início, na volta 3, tivemos a primeira bandeira amarela da corrida, com André Lotterer, da Andretti, abandonando por dano em sua asa dianteira. A bandeira amarela não causou Safety Car, mas deu continuidade à maré de azar que o piloto alemão tem tido nesta temporada.
O primeiro dos dois SC da corrida veio na volta 22, quando Maximilian Günther, da Maserati, tentou ultrapassar Dan Ticktum, da Nio333, e o piloto britânico bloqueou Günther, que não conseguiu frear a tempo antes de bater. O piloto da Maserati precisou parar, por conta do dano à frente de seu carro, e por estar no meio da pista, o Safety Car entrou para guiar os carros enquanto o carro 7 da Maserati era retirado.
O segundo veio faltando uma volta para o fim da corrida, com um toque entre os carros de Nico Müller, da ABT Cupra, e Sam Bird, da Jaguar, que fez o piloto suíço bater na parede e parar, o que pôs fim à sua corrida e à oportunidade de pontuar, já que estava em 10° quando o toque aconteceu.
Tão perto do fim, foi preciso que a corrida terminasse sob SC.
No geral, foi uma corrida calma, com brigas principalmente pelas três primeiras posições, com Cassidy e Evans dominando na maior parte do tempo e com Sacha Fenestraz defendendo bem sua quarta posição, algo que seu companheiro de equipe não fez, terminando em último lugar após largar de P3.
Nick Cassidy, Mitch Evans e Jake Dennis terminaram seguindo um ao outro em linha reta, dando a vitória para o piloto da Envision, que se tornou líder do campeonato.
O destaque do E-Prix de Mônaco também ficou para os dois pilotos da equipe DS Penske, que largaram das últimas posições do grid e terminaram entre os 10 primeiros.
Sacha Fenestraz, Jake Hughes, Dan Ticktum, Jean-Éric Vergne, Sebastien Buemi, Stoffel Vandoorne e Pascal Wehrlein completaram, respectivamente, as posições de pontuação.
Isso vai levar um pouco de tempo para assimilar. Tivemos um dia muito difícil e tivemos dificuldades nas duas sessões de treinos livres. Na qualificação, fiquei feliz com a nona posição. Créditos para toda a equipe Envision Racing, todos correram para ajudar a resolver os problemas e estou muito feliz com a recompensa. É ótimo liderar o campeonato, mas ainda há um longo caminho a percorrer, então devemos aproveitar o fato de termos vencido em Mônaco.
Nick Cassidy
Após a corrida em Mônaco, a Envision Racing também ultrapassou a Porsche, se tornando a líder do campeonato de equipes com 182 pontos.
A Formula E volta nos dias 03 e 04 de junho para os rounds 10 e 11 em Jacarta, na Indonésia.