NICK CASSIDY VENCE EM PORTLAND, JAKE DENNIS ASSUME A LIDERANÇA DO CAMPEONATO

O fim de semana nos Estados Unidos trouxe para a Formula E um novo líder já na classificação.

Jake Dennis, após conquistar a pole no duelo contra Sacha Fenestraz, garantiu para si 3 pontos importantes que o colocaram no topo da tabela antes mesmo da corrida começar. Com a corrida e seu segundo lugar, o piloto britânico aumentou sua pontuação e se manteve na liderança por 1 ponto de diferença do novo vice-líder, Nick Cassidy.

Cassidy fez uma ótima corrida de recuperação após não conseguir se classificar para os duelos e largar de P10. O piloto da Envision Racing soube usar bem seus modos de ataque entre os dois períodos atrás do Safety Car e assumiu a liderança segundos antes do segundo SC da corrida ser acionado, na volta 11. Após isso, Nick precisou se defender de Dennis, Norman Nato e António Félix da Costa, mas no fim conseguiu o lugar mais alto do pódio.

Tivemos uma boa corrida na América nos últimos dois anos e eu adoro correr aqui. Essa corrida foi divertida, foi tão disputada e a batalha com Da Costa e Jake foi bastante intensa. Créditos para a Envision Racing. Que carro! Que Powertrain! Eles nos permitiram lutar na frente e obter a vitória.

Nick Cassidy

Já António Félix da Costa, piloto que completou o pódio, iniciou o E-Prix dizendo que faria o possível se fosse necessário para auxiliar o companheiro de equipe, Pascal Wehrlein, que luta pelo título, mas no fim precisou se preocupar apenas com sua própria corrida. Largou bem de P7 e liderou o pelotão por muitas voltas, mas no fim, com Cassidy já a frente, tinha menos energia que Dennis e foi ultrapassado por ele. Ainda tentou recuperar sua posição, mas no fim garantiu para si o terceiro lugar e pontos importantes para a Porsche no campeonato de equipes.

Além dos pilotos no pódio, o destaque ficou para Mitch Evans, que teve problemas em seu carro durante a classificação e não conseguiu lutar por boas posições no grid de largada. Evans largou de P20, ultima posição no grid de largada após 2 carros serem punidos a largar do pit-lane, e terminou em P4, lutando pela terceira posição com António Félix da Costa.

A equipe Nissan também foi um destaque em Portland, com ambos os carros largando nas primeiras fileiras e Norman Nato liderando boa parte da corrida ao ultrapassar Jake Dennis ainda no início da prova. No final, no entanto, Nato não conseguiu segurar seus competidores atrás de si e terminou em P9, levando 2 pontos para si e para a equipe. Já Sacha Fenestraz não teve a mesma sorte, embora tenha largado de P2. Após contato com o próprio companheiro de equipe, a asa dianteira de Fenestraz foi quebrada e ele precisou ir aos boxes trocar e não conseguiu recuperar as posições perdidas, terminando o Round 12 em P15.

Pontuaram neste round: Nick Cassidy, Jake Dennis, António Félix da Costa, Mitch Evans, Sébastien Buemi, Maximilian Günther, Lucas Di Grassi, Pascal Wehrlein, Norman Nato e Robin Frijns.

Neste E-Prix, houveram 2 punições importantes:

  • Uma para Sam Bird, após o fim da corrida, por forçar um piloto para fora da pista. O britânico que havia terminado em P7, levou 5 segundos de punição e desceu para P17, dando lugar para Lucas Di Grassi, que não pontuava desde o México.
  • A outra punição foi para a equipe DS Penske, com seus dois pilotos tendo que largar do pit-lane pelo uso de um scanner de Identificação de Frequência de Rádio (RFID) na entrada do pit-lane. O equipamento, segundo a FIA, poderia ser usado para coletar dados de todos os carros, o que é ilegal e rendeu à equipe, além da punição para os pilotos, uma multa de 25 mil euros (cerca de 130 mil reais).

Jean-Éric Vergne defendeu a equipe, dizendo: “com esse sistema, apenas lemos o número de série dos pneus para sabermos quais pneus estão sendo usados pelos outros. Isso é algo que qualquer equipe pode fazer (e com certeza faz) tirando fotos”, mas a punição foi acatada pela DS Penske. Ainda assim, Vergne e Stoffel Vandoorne terminaram a corrida em P11 e P12, respectivamente.

Em Portland também houve pilotos que não conseguiram terminar a prova:

  • Roberto Merhi, piloto da Mahindra, sofreu uma pane elétrica e precisou abandonar, o que causou o primeiro Safety Car com seu carro parado no meio da pista.
  • O segundo Safety Car foi causado por Nico Müller, que danificou a asa dianteira logo no início ao tentar evitar um acidente e parte da asa aparentemente ficou sob os pneus dianteiros e o carro bateu violentamente no guard rail em alta velocidade na volta 10. O piloto pulou para fora do carro assustado, mas tudo não passou de um susto.
  • Edoardo Mortara também precisou abandonar. Ele ocupava um sexto lugar e estava bastante competitivo, mas foi forçado a desistir após sofrer um furo no pneu por conta de um contato com Maximilian Günther durante a fase de acréscimo da corrida.

A Formula E retorna no dia 15 de julho para 2 rounds em Roma, na Itália.

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