* horários dessa semana, line-up de pilotos e calendário de 2023 no final da página
Com base no sucesso de suas duas primeiras campanhas, a terceira temporada da Extreme E promete ser a mais cheia de ação até agora. O dobro de corridas e as novas escalações de pilotos prepararam o terreno para a batalha mais acirrada do campeonato até agora.
A X44 Vida Carbon Racing de Lewis Hamilton defenderá sua coroa da segunda temporada, com a vice-campeã do ano passado, Rosberg X Racing (RXR), tentando recuperar o campeonato que conquistou em 2021. Essa nova fase também marca o retorno de Mattias Ekström (substituindo Carlos Sainz Snr., lesionado) e Christine GZ, juntamente com as estreias de Heikki Kovalainen, Amanda Sorensen e da equipe homônima do lendário DJ Carl Cox.
A abertura da 3ª temporada mostra o retorno da Extreme E aos terrenos familiares de NEOM, na Arábia Saudita, neste fim de semana (11 a 12 de março), só que desta vez em um local ligeiramente novo. Enquanto as equipes enfrentarão mais uma vez um terreno arenoso, o Desert X Prix 2023 representará um novo desafio nas margens do Mar Vermelho. A mudança de cenário traz um novo desafio para os vinte pilotos de classe mundial, garantindo que eles terão que estar no topo de seu jogo para conquistar posições no pódio.
Mal podemos esperar pelo início da terceira temporada de Extreme E no NEOM na próxima semana. Nossas duas primeiras campanhas foram um grande sucesso e esta temporada promete ser a mais competitiva e disputada até agora. Teremos algumas corridas espetaculares, e agora ter um campeonato de dez corridas no Extreme E é uma perspectiva tentadora para todos a bordo. Acreditamos que o aumento do número de corridas só melhorará nossa série, começando com o Desert X Prix.
Alejandro Agag, fundador e CEO da Extreme E
Os vencedores do campeonato de 2022, X44 Vida Carbon Racing, retornarão na 3ª temporada para defender seu primeiro título, após conquistar a vitória no Uruguai em novembro passado. A equipe lutará por títulos consecutivos com Cristina Gutiérrez e o novo recruta, Fraser McConnell, com Sebastien Loeb deixando a equipe. Isso dá o tom para uma campanha acirrada e competitiva este ano, que se torna ainda mais emocionante com a introdução de um novo formato esportivo.
NOVO FORMATO ESPORTIVO
A 3ª temporada verá o calendário dobrar de cinco para dez rodadas, com todos os fins de semana de corrida servindo como partidas duplas — apresentando o dobro da ação para uma produção adicional mínima de carbono.
Será executado da seguinte forma:
Os 10 carros serão separados em dois grupos de 5 para a Qualificação 1 (Q1). Cada grupo disputará entre si e a ordem dos carros no Q1, ditará os grupos para o Q2. Os dez carros seguem para o Q2 sendo novamente separados em dois grupos, para uma nova disputa. As equipes receberão uma certa pontuação baseada em sua classificação nos dois Qualis, e esses pontos combinados de Q1 e Q2 definirá a ordem de forças. Os 5 carros com mais pontos seguirão para a Grande Final e os outros 5 carros se enfrentarão na Redemption Race.
O formato acima acontecerá no sábado e também no domingo, o que significa que dois vencedores serão coroados em cada fim de semana de corrida. Ele promete oferecer uma competição de tirar o fôlego, com o dobro da oportunidade de vitórias, pódios e pontos cruciais ao longo do calendário de dez corridas, elevando as apostas a um nível totalmente novo.
Os pontos do Campeonato, ao final das corridas, serão distribuídos nesse formato:
1º: 25 pontos (Vencedores da Grande Final)
2º: 18 pontos (2º na GF)
3º: 15 pontos (3º in GF)
4º: 12 pontos (4º na GF)
5º: 10 pontos (5º na GF)
6º: 8 pontos (Vencedores da Redemption Race)
7º: 6 pontos (2º na RR)
8º: 4 pontos (3º na RR)
9º: 2 pontos (4º na RR)
10º: 1 pontos (5º na RR)
GRIDPLAY
Diferente de esportes como Formula 1, na Extreme E os carros largam alinhados, um ao lado do outro. Para determinar o lugar de cada um dos 5 carros que participarão da Grande Final, contamos com a intervenção dos fãs através de votos! Os fãs votam em seus pilotos favoritos e a equipe que mais receber votos, se estiver entre as 5 da Grande Final, pode escolher o seu lugar de partida primeiro, com o segundo mais votado escolhendo em seguida e assim por diante. As 5 equipes fora da Grande Final também tem um papel importante: doando seus votos para uma das equipes da Grande Final.
HORÁRIOS DA SEMANA:
— Sábado (11/03)
02:00 – Classificação
09:00 – Corridas
— Domingo (12/03)
02:00 – Classificação
09:00 – Corridas
Onde assistir: Classificação no Star+ e youtube ou site da Extreme E. Corridas no Star+, SporTV3 e ESPN4.
Confira a line-up de equipes e pilotos para 2023:
ABT CUPRA XE – Nasser Al-Attiyah / Klara Andersson
ACCIONA | SAINZ XE Team – Mattias Ekström / Laia Sanz
Andretti ALTAWKILAT Extreme E – Timmy Hansen / Catie Munnings
Carl Cox Motorsport – Timo Scheider / Christine GZ
NEOM McLaren Extreme E Team – Tanner Foust / Emma Gilmour
No.99 GMC HUMMER EV Chip Ganassi Racing – RJ Anderson / Amanda Sorensen
JBXE – Heikki Kovalainen / Hedda Hosås
Rosberg X Racing – Johan Kristoffersson / Mikaela Åhlin-Kottulinsky
Veloce Racing – Kevin Hansen / Molly Taylor
X44 Vida Carbon Racing – Fraser McConnell / Cristina Gutiérrez
Calendário da 3ª temporada (2023):
Saudi Arabia: 11 e 12 de Março
Scotland, UK: 13 e 14 Maio
Sardinia, Italy: 08 e 09 Julho
Amazon ou USA: 16 e 17 Setembro
Chile 02 e 03: Dezembro