PASCAL WEHRLEIN VENCE AS RODADAS EM DIRIYAH E ASSUME A LIDERANÇA DO CAMPEONATO

Em um fim de semana do qual se orgulhar na Arábia Saudita, Pascal Wehrlein atingiu o número de 50 corridas e conquistou o lugar mais alto do pódio nas rodadas 2 e 3 da nona temporada da Formula E, assumindo a liderança do campeonato de pilotos com uma diferença de 6 pontos para Jake Dennis, anteriormente líder por conta de sua vitória na Cidade do México.

O fim de semana não começou tão bem para Wehrlein, que se classificou em 16º para a corrida da sexta-feira, 27, mas isso não o abateu.

O grid de largada formado para a primeira corrida em Diriyah chegou à pista com o desfalque de Maximilian Günther, piloto da Maserati, que danificou seu carro durante o quali e não foi possível repará-lo a tempo para a corrida que aconteceria horas depois. Mas Günther não foi o único a ter problemas na sexta-feira.

A corrida iniciou já com uma batida na primeira volta de um total de 39. Na primeira curva, após a largada, houve toques entre Mitch Evans, da Jaguar, e René Rast, da McLaren, que ao disputarem sua posição, acabaram entrando na frente dos dois carros da Mahindra, um no qual Antonio Félix da Costa, da Porsche, bateu e perdeu a asa dianteira de seu carro. O safety car foi acionado e Da Costa retornou ao pit, onde pôde receber uma nova asa e voltar para a corrida. Logo após, bandeira verde foi dada e a corrida seguiu sem outras paradas ou voltas adicionadas.

Ao longo da corrida ocorreram apenas dois abandonos: Nico Müller, da Cupra, que foi para o pit na volta 14 e não retornou, e Edoardo Mortara, da Maserati, que fez o mesmo na volta 33.

O foco do público esteve todo nos carros que lideravam a corrida e enquanto Sam Bird, da Jaguar, Sebastien Buemi, da Envision, e Jake Hughes, da McLaren, disputavam a primeira posição, Wehrlein subiu de 16° para 4º. Na 30ª volta assumiu a liderança, ultrapassando Bird, que conseguiu segurá-lo por 4 voltas. A partir de então, Wehrlein se manteve na frente até cruzar a linha de chegada, com Jake Dennis, da Andretti, que largou em 11º, logo atrás de si, chegando em segundo, e Sam Bird em terceiro.

Sempre quisemos alcançar esses resultados. Acho que aqui e ali tivemos alguns destaques no passado. Mas, definitivamente, este ano, queríamos dar um grande passo à frente. Sei o quanto esses caras estão trabalhando duro. Eu frequentemente estou em Weissach e pressionando com todos e especialmente depois do teste de Valência, não estávamos parecendo tão fortes. Então, eu sei quantas horas todos dedicaram e começar bem a temporada na primeira e na segunda corrida agora é incrível. E como eu disse, apenas agradecido por todos e pelo trabalho duro.

Pascal Wehrlein, da TAG Heuer Porsche, comentou no pódio.
Pascal Wehrlein, da TAG Heuer Porsche Formula E Team, comemora na cerimônia do pódio. Foto por: Simon Galloway.

Já para a segunda corrida do fim de semana, rodada 3 do campeonato, Wehrlein largou na 5ª posição. Jake Hughes, piloto novato da McLaren, garantiu sua primeira pole mais cedo no sábado, 28, e largou nas primeiras posições juntamente a Mitch Evans, da Jaguar, René Rast, seu companheiro de equipe na McLaren, e Sebastien Buemi, da Envision.

Buemi teve um início ruim e logo perdeu sua posição para Wehrlein e em seguida para Edoardo Mortara. Hughes, apesar da boa posição de largada, não conseguiu mantê-la, perdendo-a ao passar pela área de ataque. Rast e Evans assumiram a 1ª e 2ª posição, mas logo Wehrlein ultrapassou ambos, garantindo a primeira posição até o fim da corrida.

Ainda houve a entrada do Safety Car na pista, após Nico Müller girar e atingir a parede, o que ajudou Jake Dennis a diminuir a distância entre os carros a frente e ultrapassá-los, garantindo para si a 2ª posição no pódio. René Rast conseguiu o 3º lugar, garantindo para a NEOM McLaren seu primeiro pódio na Formula E.

Estou nas nuvens, a equipe mereceu. Eles trabalharam muito duro nisso. E você sabe, estávamos nos saindo tão bem durante todo o fim de semana. Especialmente de onde eu vim do México, e também na quinta-feira, não tendo ritmo e agora estando no pódio, defendendo contra Sam que tinha 2% a mais de energia. Parece uma vitória e não posso agradecer o suficiente aos meninos e meninas da NEOM McLaren. Eles fizeram um trabalho incrível e é realmente muito divertido trabalhar com eles. Estou muito feliz!

René Rast, piloto da NEOM McLaren, comentou sobre seu terceiro lugar.
Rene Rast, da NEOM McLaren Formula E Team, celebra terceira posição. Foto por: LAT Images.

O grande vitorioso do fim de semana também comentou sobre sua vitória e a corrida:

Este fim de semana é incrível. Quero dizer, uma vitória dupla. O ritmo de corrida foi incrível novamente hoje. Tivemos a estratégia perfeita usando o modo de ataque no momento certo e não ter que usá-lo novamente após o Safety Car foi obviamente crucial. O que eu posso dizer? Simplesmente incrível. Incrível da minha equipe. Todo o trabalho duro finalmente compensa, e estou muito orgulhoso deles.

Pascal Wehrlein, piloto da TAG Heuer Porsche.
Pascal Wehrlein, da TAG Heuer Porsche Formula E Team, celebra 1ª posição. Foto por: Sam Bloxham.

A Formula E retorna no dia 11 de Fevereiro para a sua 4ª rodada que acontecerá em Hyderabad, na Índia.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *