PASCAL WEHRLEIN VOLTA A VENCER APÓS 7 RODADAS SEM PÓDIOS E FICA A 2 PONTOS DO LÍDER

O Round 10 do campeonato de monopostos elétricos da FIA começou com um novo pole-sitter após Maximilian Günther vencer o duelo final da classificação e conquistar a sua primeira pole position, a primeira também para a Maserati em monopostos desde 1958. Mas, como visto no decorrer desta temporada, a pole novamente não foi convertida em vitória.

Com Jake Dennis e Pascal Wehrlein largando atrás de Günther, não custou muito para que o líder do pelotão mudasse. Günther conseguiu manter a sua posição quando dada a largada, mas Dennis não teve a mesma sorte, com Wehrlein ultrapassando-o já na primeira curva e perdendo também a terceira posição para Stoffel Vandoorne, que largou bem de P6 e conseguiu subir rapidamente.

Wehrlein assumiu a liderança na volta 4, mas com o uso do Modo de Ataque, que nesta corrida tinha um total de 8 minutos, ele e seu compatriota revezaram algumas vezes a ponta enquanto Dennis conseguiu recuperar a terceira posição na volta 18.

Mais atrás, René Rast, que ocupava a nona posição, rodou e saiu do quadro de pontuação enquanto Nick Cassidy, líder do campeonato, conseguiu subir de P10 para P6, batalhando por posições com o francês Jean-Éric Vergne ao ponto dos dois se tocarem durante uma disputa pela quinta posição.

De volta à frente, Jake Dennis conseguiu manter um bom ritmo após o início conturbado e subiu duas posições, assumindo o P2 com Günther logo atrás. O piloto da Maserati ainda tentou recuperar sua posição enquanto Dennis iniciava suas tentativas de ultrapassagem em Wehrlein, mas no fim nenhum dos dois foram bem sucedidos em suas investidas.

Com duas voltas para o fim, a atenção voltou-se para o meio do pelotão, onde Mitch Evans e Sam Bird estavam, respetivamente, em P8 e P9. Os dois pilotos da Jaguar corriam muito próximos um do outro e em uma curva mais acentuada, Bird repetiu o feito de Hyderabad e tocou a traseira de Evans, fazendo-o girar e parar nas barreiras. Desta vez, o pior da batida ficou apenas para Evans, que precisou abandonar a corrida. Bird, no entanto, não terminou bem. Na volta seguinte, Jake Hughes acabou tocando o piloto britânico, o que o fez rodar e terminar a corrida em 21º.

Na disputa pela vitória, houve ação até a última volta, com Jake Dennis pressionando Pascal Wehrlein, mas no fim o melhor ficou para o piloto da Porsche, que voltou a vencer após 7 rodadas sem pódios.

A vitória colocou Wehrlein a dois pontos de Nick Cassidy, líder do campeonato desde a sua vitória em Mônaco, que terminou esta rodada em 7º.

Maximilian Günther, que vinha de ótimos treinos e classificação, completou o pódio.

Comentando sobre a vitória, Wehrlein não poupou agradecimentos à sua equipe pela volta por cima dada em Jacarta:

É uma sensação incrível. Uma corrida muito boa e a classificação foi muito melhor do que nas corridas anteriores. Muito obrigado à equipe porque o carro estava incrível hoje. Eu estava liderando quase toda a corrida, então não foi fácil com energia. […] Nas últimas corridas, não estávamos onde queríamos estar. Não marcamos os pontos que queríamos e a classificação foi um grande problema. Hoje, com o P3, nos classificamos na melhor posição até agora nesta temporada. A largada foi boa e fizemos a coisa perfeita em termos de estratégia. Uma grande reviravolta para nós nas últimas semanas. Muito obrigado à equipe por todo o trabalho duro. Ainda assim, um longo caminho a percorrer. Fomos muito fortes no começo e não nas últimas corridas e, finalmente, nos recuperamos.

Pascal Wehrlein

Em comparação, Jake Dennis não estava nada feliz com sua segunda posição e fez comentários sobre Wehrlein, descrevendo um dos movimentos do alemão como “ridículo”:

A manobra com Pascal foi ridícula. Tive que fazer muita pressão para não acertar as costas dele. Não sei como ele escapou disso, para ser honesto, é ridículo. Os outros dois caras fizeram isso perfeitamente. Eles deixaram apenas espaço suficiente para um carro, o que é a regra. Então Pascal desviou completamente até a parede e eu tive que pisar no freio no meio da reta. Naquele ponto, você tem que deixar espaço e ele não o fez. Mas não podemos protestar contra eles porque eles têm uma powertrain da Porsche.

Jake Dennis

A Formula E volta às pistas amanhã, 4 de junho, para o round 11 do campeonato ainda em Jacarta, na Indonésia.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *