O campeão reinante não deu chance alguma para qualquer outro piloto este fim de semana: Bagnaia foi pole position, ganhou a Sprint Race de sábado e dominou a Corrida no domingo, levando para casa todos os 37 pontos possíveis do GP da Áustria.
Outro destaque do fim de semana foi Brad Binder e sua consistência, que lhe garantiu o segundo lugar em ambas as provas.


SPRINT
Ao apagar das luzes vermelhas, Bagnaia largou muito bem, com Binder se lançando ao lado dele em disputa pela liderança, mas o italiano e sua Ducati conseguiram segurá-lo e ambo avançaram enquanto algumas posições atrás o caos reinava na Curva 1.
Jorge Martin, que estava na parte interna da curva, ao ultrapassar Fabio Quartararo, não deixou muito espaço para o francês e acabou causando um toque entre os dois, que causou um efeito dominó na pista. Sem equilíbrio, Quartararo e sua moto foram para cima de Maverick Viñales, que tocou Marco Bezzecchi e o fez cair da moto e deslizar para longe com Johann Zarco e Miguel Oliveira. Enea Bastianini, companheiro de Bagnaia na Ducati, também sofreu em meio ao caos.

Após a corrida, o acidente foi revisado e Martin foi punido com uma volta longa na corrida de domingo por pilotar de maneira irresponsável. A punição, no entanto, não agradou os pilotos e equipes envolvidos, assim como os fãs da categoria.
Esse, porém, não foi o único acidente envolvendo Martin.
Na volta 6, quando ele e Luca Marini disputavam a terceira posição após ultrapassarem Jack Miller, Martin quis ultrapassar o piloto italiano por dentro, novamente sem deixar espaço para que Marini pudesse seguir, e acabou causando mais um toque. Dessa colisão, no entanto, Martin saiu sem punição, o que lhe garantiu a permanência na terceira posição, que foi mantida até o fim da sprint, quando passou pela bandeira quadriculada.


Na frente do pelotão, Bagnaia liderou sem cometer erros e isso lhe deu uma vantagem de 1.3 segundos sobre Binder, que por sua vez estava a 2.7 segundos de Martin, ao cruzar a linha de chegada. Alex Marquez foi P4, seguido por Miller em P5 e Pol Espargaró em P6, este sendo seu melhor resultado após meses distante por conta de um acidente sofrido em Portimão, no início da temporada.
Atrás de Pol, veio seu irmão, Aleix Espargaró, Maverick Viñales e Franco Morbidelli, que fechou a zona de pontuação.
CORRIDA
Na manhã de domingo, Bagnaia seguiu imparável.
Dada a largada, Bagnaia e sua Ducati se mantiveram a frente sem muitas dificuldades e dominaram todas as voltas seguintes até verem a bandeira quadriculada.


Binder, que também repetiu o resultado da Sprint — dessa vez 5.191 segundos atrás do italiano —, perseguiu Bagnaia habilidosamente, mas ainda assim não foi capaz de alcançá-lo.
Atrás deles, Jack Miller logo assumiu a terceira posição, com Viñales, que largou de P2, caindo para P10. O espanhol ainda conseguiu se recuperar e terminar em sexto, mas o GP da Áustria como um todo não foi um de seus melhores.
Jorge Martin pagou sua punição de volta longa na volta 4 e foi de P7 para P13. Ainda conseguiu subir algumas posições, mas não chegou ao pódio.
Na luta pelo terceiro lugar, Marco Bezzecchi foi quem ganhou após batalhar com Alex Marquez pela posição, ambos deixando Jack Miller para trás, que logo foi também ultrapassado por Luca Marini.
A corrida de domingo não foi uma da qual se orgulhar para Miller. O australiano largou de P3, mas não conseguiu manter sua posição, sendo ultrapassado por diversos pilotos e terminando em P15, a uma distância de 13 posições de seu companheiro de equipe, Brad Binder.
Em contraponto, a corrida de domingo foi uma ótima recuperação para a Mooney VR46, que precisou abandonar com ambos os pilotos no sábado. Além do pódio, a equipe conquistou também o quarto lugar, com Marini ultrapassando A. Marquez com três voltas para o fim.


Além dos 5 primeiros, também pontuaram: Viñales, Martin, Quartararo, A. Espargaró, Bastianini, Morbidelli, M. Marquez, Zarco, Fernandez e Miller.
Mas o destaque ficou todo para Pecco Bagnaia. Este foi o pódio de número 50 do italiano, que agora se distância do segundo colocado com 62 pontos de vantagem e lidera isolado.
A MotoGP retorna em setembro, do dia 1 ao 3, para o Grande Prêmio da Catalunha, na Espanha.