O fim de semana em Roma trouxe para a FE dois vencedores, o pior acidente da categoria e uma disparada na luta pelo campeonato.
Round 13
Mitch Evans garantiu para si, no sábado, sua 9ª vitória no campeonato elétrico e sua terceira seguida em Roma após largar da pole, com seu companheiro de equipe largando ao seu lado. Sam Bird ultrapassou Evans assim que as luzes vermelhas apagaram e se manteve à frente por algumas voltas. Mitch conseguiu ultrapassá-lo pouco tempo depois, mas com o início do uso do Modo de Ataque, Sacha Fenestraz ultrapassou ambos, liderando a corrida até a bandeira vermelha ser balançada.
Na volta 9, Bird acabou perdendo a traseira de seu carro na parte mais rápida da pista, a seção entre as curvas 6 e 7, o que causou uma grande sequência de batidas perigosas em alta velocidade.
Sebastien Buemi atingiu a traseira do Jaguar e seu carro sofreu danos graves e terminais. António Félix da Costa, que passava ao lado dos dois, foi atingido por cima pelo Envision de Buemi, após o impacto da primeira batida ter feito o carro pular. Edoardo Mortara, que vinha logo atrás, atingiu em cheio a lateral de Bird, empurrando o britânico para frente e destruindo sua própria dianteira. Outros carros conseguiram passar pelas laterais sem tocar o Jaguar, mas os detritos causaram furos e defeitos inesperados.
Os 4 carros ficaram completamente destruídos e sem possibilidade de reparos, mas todos os pilotos saíram bem e sem danos do acidente.
Quando feita a relargada, 7 pilotos ficaram de fora: Bird, Buemi, Da Costa, Mortara, Di Grassi, Frijns e Lotterer (apenas este último sem abandono por conta da batida, o piloto da Andretti bateu sozinho algumas voltas antes da bandeira vermelha, o que causou a entrada do Safety Car na pista).
Fenestraz foi imediatamente atacado tanto por Evans quanto por Dennis, este liderando a corrida até a volta 22 de 27 (25 planejadas mais 2 adicionadas pelo Safety Car) quando a estratégia de gasto e regeneração de energia escolhida pela equipe não foi a certa, o que levou o piloto a criticar a decisão o rádio. Dennis não somente perdeu a liderança, como sua chance de pódio, já que sua reserva de energia era menor que a de seus adversários. Ele foi ultrapassado por Cassidy e por Günther, terminando a corrida em P4 e assistindo Nick, seu competidor mais ferrenho no campeonato, abrir uma vantagem de 5 pontos na tabela.
Mitch Evans levou para si todos os pontos possíveis: os 3 de Pole Position, os 25 da vitória e mais 1 ponto pela volta mais rápida.
Simplesmente incrível vencer da pole em um momento realmente crucial da temporada. Eles me pressionaram muito, foi realmente um jogo de dois tempos. A equipe e eu executamos uma corrida perfeita, um grande obrigado a eles por me ajudarem e continuamos amanhã.
Mitch Evans

Pontuaram no Round 13: Mitch Evans, Nick Cassidy, Max Günther, Jake Dennis, Jean-Éric Vergne, Nico Müller, Norman Nato, Sérgio Sette Câmara, Pascal Wehrlein e Sacha Fenestraz.
Round 14
A segunda corrida em Roma começou com Dennis decidido a não deixar a distância entre ele e Cassidy na tabela aumentar. O britânico conseguiu a Pole Position no início da manhã de domingo e largou muito bem. Logo atrás dele vinha Cassidy e Norman Nato, que foi rapidamente ultrapassado por Evans que largou de P4.
A sorte, no entanto, não esteve ao lado de Mitch no domingo. Ainda na segunda volta, sem conseguir frear no tempo certo, Evans atingiu a traseira de Cassidy, praticamente destruindo suas chances de luta pelo campeonato. Nick ainda conseguiu voltar a corrida, embora com a parte de cima de seu carro quebrada, mas o piloto da Jaguar precisou abandonar.
Cassidy tentou se recuperar, mas terminou a corrida em P14 e sem pontos.
Com o erro de Evans e sem precisar se preocupar com Cassidy, Jake Dennis e sua equipe corrigiram os erros cometidos no dia anterior e conquistaram um grande feito: o Grand Slam.
O britânico não somente largou da pole, como liderou todas as 24 voltas programadas, garantiu a volta mais rápida e venceu o Round 14, se tornando o único piloto a conquistar tal feito duas vezes na competição e o piloto com mais pódios em uma única temporada da Formula E. Os 29 pontos conquistados o colocaram 24 pontos a frente de Cassidy e 44 pontos a frente de Evans, deixando-o praticamente com uma mão no troféu do mundial.
Depois do erro de ontem, demos a volta por cima para a redenção total e mal posso esperar para comemorar com a equipe. Terei uma corrida em casa a seguir e seremos grandes lá, espero ver muitos fãs britânicos e vou tentar conquistar o campeonato lá, mas por enquanto eu preciso de um bom e longo banho.
Jake Dennis

O Round 14 também foi importante para os outros pilotos que completaram o pódio: Norman Nato e Sam Bird. Mesmo com sua asa dianteira quebrada, Nato conseguiu segurar Bird atrás de si e conquistou seu primeiro pódio na temporada assim como o primeiro pódio da Nissan como uma equipe oficial da Formula E. Já Sam Bird conseguiu se redimir da confusão do dia anterior e garantiu um P3, embora não tenha mais chances de lutar pelo campeonato.
Atrás deles, ultrapassaram a bandeira quadriculada na área de pontos: Mortara, Buemi, Günther, Wehrlein, Vandoorne, Ticktum e Müller.
A tabela do campeonato atual de pilotos está assim:
POSIÇÃO | PILOTO | PONTOS |
1 | Jake Dennis | 195 |
2 | Nick Cassidy | 171 |
3 | Mitch Evans | 151 |
4 | Pascal Wehrlein | 146 |
5 | Jean-Éric Vergne | 107 |
6 | Max Günther | 101 |
7 | António Félix da Costa | 93 |
8 | Sebastien Buemi | 82 |
9 | Sam Bird | 77 |
10 | Norman Nato | 47 |
11 | Stoffel Vandoorne | 46 |
12 | Jake Hughes | 46 |
13 | René Rast | 40 |
14 | Sacha Fenestraz | 32 |
15 | Edoardo Mortara | 29 |
16 | Lucas Di Grassi | 24 |
17 | Andre Lotterer | 23 |
18 | Dan Ticktum | 20 |
19 | Sérgio Sette Câmara | 14 |
20 | Nico Müller | 11 |
21 | Oliver Rowland | 9 |
22 | Robin Frijns | 6 |
23 | Roberto Merhi | 0 |
24 | Kelvin Ven Der Linde | 0 |
25 | David Beckmann | 0 |
A Formula E retorna para o seu último fim de semana nos dias 29 e 30 de julho, para os Rounds 15 e 16 que encerrarão o campeonato, em Londres, na Inglaterra.