O fim de semana no Azerbaijão começou muito movimentado. Com apenas uma sessão de treino para a Sprint e para o GP, os pilotos e equipes administraram os carros e as situações em pista sem muito tempo para testes e já direto nas classificações.
- Pierre Gasly e Kevin Magnussen pararam na pista no FP1, Nyck De Vries e Gasly bateram em momentos distintos durante a qualificação e Logan Sargeant bateu no Sprint Shootout, o que acabou deixando-o fora da Sprint.
SPRINT
As primeiras fileiras da Sprint eram formadas por Charles Leclerc, Sergio Pérez, Max Verstappen e George Russell, que largaram bem e mantiveram suas posições enquanto Fernando Alonso e Lando Norris ultrapassavam Alex Albon e Lance Stroll. George pressionou Max durante as duas primeiras curvas e conseguiu ultrapassá-lo na terceira, mas a ultrapassagem veio com um toque no carro de Verstappen, que abriu um buraco em sua lateral.

O dano ao carro prejudicou tanto a sprint de Max como a corrida de domingo, que apesar de mais rápido que a maioria, não conseguiu se manter a frente nem alcançar o companheiro de equipe, Sergio Pérez.
Na segunda volta, no entanto, ocorreu o primeiro incidente mais sério da corrida. Yuki Tsunoda, na curva 15, acabou perdendo um de seus pneus, o que causou primeiramente uma bandeira amarela e em seguida a entrada do Safety Car, já que muitos destroços e fibra de carbono ficaram espalhados pela pista. Tsunoda conseguiu voltar ao pit mesmo com um pneu em falta, mas sua equipe o liberou sob condições inseguras, com o carro com problemas que colocavam em risco o próprio piloto. Ao retornar ao pit, Yuki Tsunoda abandonou a corrida.

Mesmo com problemas, na volta 6 Max Verstappen consegue ultrapassar George Russell, assumindo a terceira posição, e quando o uso do DRS foi permitido na volta seguinte, Sergio Pérez conseguiu ultrapassar Charles Leclerc. Com o dano em seu carro, Verstappen perdeu bons segundos de vantagem, não conseguindo brigar com muito afinco com a Ferrari de Leclerc.
A frente do pelotão continuou assim até o fim da corrida, a ação sendo passada para a parte do meio, onde Fernando Alonso tentava ultrapassar Carlos Sainz enquanto seu companheiro de equipe, Lance Stroll, brigava com Alex Albon pela oitava posição. Já sobre os pilotos da McLaren, ambos começaram bem a sprint, mas logo começaram a brigar para manter o ritmo, ambos sendo ultrapassados pelos carros da equipe americana, MoneyGram Haas. Oscar Piastri ainda conseguiu se recuperar e terminou a corrida em 10°, mas Lando Norris não teve a mesma sorte, terminando em 17°, tendo sido ultrapassado pelas duas Alfa Romeo, Pierre Gasly e sua Alpine e Nyck De Vries em sua AlphaTauri.

No fim, pontuaram os 8 primeiros: Sergio Pérez, Charles Leclerc, Max Verstappen, George Russell, Carlos Sainz, Fernando Alonso, Lewis Hamilton e Lance Stroll.
CORRIDA
A corrida do domingo não deu aos fãs o tipo de ação desejada e esperada.
Após dada a largada, Charles Leclerc novamente teve um bom começo. Verstappen se manteve bem próximo, assim como Pérez, os três mantendo suas posições de largada. Lewis Hamilton ficou lado a lado com Carlos Sainz, mas o espanhol levou a melhor e conseguiu impedir a ultrapassagem. Mais atrás, houve contato entre Alex Albon e Oscar Piastri e também entre Kevin Magnussen e Valtteri Bottas. A bandeira amarela foi dada para que a pista fosse limpa dos destroços, mas não foi necessário muito mais do que isso.
Na volta 4, com o uso do DRS permitido, Verstappen ultrapassa Leclerc. A briga ficou, então, para Leclerc e Pérez, e foi preciso apenas mais duas voltas para que o piloto da Red Bull conseguisse ultrapassar, assumindo a segunda posição.

Algumas voltas depois, Nyck De Vries passou direto na curva 6 e não conseguiu continuar, primeiramente trazendo a bandeira amarela para corrida e o Safety Car logo depois. Esse incidente, além de pôr fim à corrida de De Vries, foi crucial para o resultado que tivemos mais tarde, uma vez que Max Verstappen foi chamado para o pit e logo depois foi anunciado o SC, o que o fez voltar à pista em terceiro, e Perez e Leclerc fizeram suas paradas após o anúncio, mantendo suas posições.
Após a saída do Safety Car, Verstappen ultrapassa Leclerc e assume a segunda posição e embora o ritmo de ambos os carros da Red Bull fossem bem mais rápido do que o dos outros e que Verstappen tenha tentado por diversas vezes, o bicampeão mundial não conseguiu alcançar o companheiro. Pérez soube administrar melhor os pneus, que são uma reclamação de Verstappen desde o início da temporada, e sem problemas anteriores em seu carro, fez uma corrida limpa, chegando à linha de chegada 2 segundos à frente de Max e mais de 20 segundos na frente de todos os outros pilotos.
As batalhas ficaram, outra vez, para o meio e final do pelotão, com Esteban Ocon e Nico Hulkenberg lutando para continuar no top 10, sem terem ido para o pit nem uma vez por mais da metade da prova, e com Lewis Hamilton tentando ultrapassar, sem muito sucesso, Carlos Sainz. Alonso ainda se aproximou algumas vezes de Leclerc, mas no fim a Ferrari finalmente teve um bom fim de semana, com Charles subindo ao pódio com seu terceiro lugar garantido.
Os pilotos que pontuaram no fim da corrida foram Sergio Pérez, Max Verstappen, Charles Leclerc, Fernando Alonso, Carlos Sainz, Lewis Hamilton, Lance Stroll, George Russell, Lando Norris e Yuki Tsunoda.
Realmente funcionou hoje para nós, conseguimos manter a pressão sobre Max, pois tivemos melhor degradação naquele primeiro stint. Acho que foi muito próximo entre nós, demos o máximo hoje, ambos batemos na parede algumas vezes, mas conseguimos manter [Verstappen] sob controle.
Sérgio Pérez

A Formula 1 retorna nesse fim de semana, dia 7 de maio, para o GP de Miami.