SPRINT
Nesta semana acompanhamos a última etapa da Formula 1 antes da pausa de quatro semanas, marcando o meio da temporada. Verstappen carimbou duas pole positions — com uma delas sendo herdada por Charles Leclerc devido a uma punição para Verstappen por conta de troca de componentes — e as duas vitórias possíveis no fim de semana, totalizando 33 pontos, apenas não somando o ponto da volta mais rápida que foi conquistado por Lewis Hamilton.
Uma chuva forte atingiu o circuito da Bélgica pouco antes da sprint no sábado, ainda na volta de apresentação, causando um atraso de 30 minutos na prova. Ainda sim, quando a corrida foi liberada, tivemos cinco voltas atrás do safety car por conta das condições climáticas e a preocupação com a baixa visibilidade com o spray liberado pelos carros em velocidade. Assim que a corrida começou, porém, a pista evoluiu e as condições melhoraram, permitindo a troca para os pneus intermediários, que aconteceu para todos os carros na pista, em diferentes momentos. Oscar Piastri, em P2, teve a sua troca antes de Verstappen, que perdeu a liderança da prova para o australiano quando fez sua parada na volta seguinte. Piastri não teve muita chance contra a Red Bull de Verstappen depois disso, especialmente com a aproximação dos carros com o Safety Car, chamado por um incidente com Fernando Alonso na volta 6.


Verstappen venceu a sprint com uma margem confortável de 6.6 segundos, liderando o pódio com Oscar Piastri em segundo e Pierre Gasly em terceiro, que conseguiu resistir as investidas de Sergio Perez, que concluiu a corrida em quarto, a frente de Lewis Hamilton, que recebeu uma punição de 5 segundos por um incidente com Perez na volta 6, fazendo sua posição final cair para sétimo na tabela, atrás de Carlos Sainz (P4), Charles Leclerc (P5) e Lando Norris (P6). George Russell terminou em oitavo, conquistando a última posição de pontuação na sprint, enquanto Esteban Ocon (P9) e Daniel Ricciardo completaram o top 10, sem pontos.
Estou muito feliz por toda a equipe hoje, esta é para todos na pista e nas fábricas em Viry e Enstone. Para mim, é muito especial alcançar o terceiro lugar aqui em Spa-Francorchamps com toda a sua história e momentos pessoais que claramente são importantes para mim. Não foi fácil segurar Sergio [Perez] e depois Lewis [Hamilton], mas conseguimos e estou muito satisfeito.
Pierre Gasly
CORRIDA
No domingo, apesar de conquistar a pole na classificação, Max Verstappen largou na sexta colocação, trazendo a esperança de uma corrida um pouco mais competitiva para o pelotão da frente com Charles Leclerc e Sergio Perez nas primeiras colocações. Leclerc teve uma boa largada, mas logo foi ultrapassado por Perez na longa reta do circuito belga, enquanto Verstappen ultrapassava Lando Norris e Carlos Sainz na mesma volta, se mantendo em quarto depois da largada. Na volta 5, o piloto holandês conseguiu ultrapassar Hamilton e Leclerc na mesma curva, ficando na segunda colocação atrás do companheiro de equipe. Verstappen só conseguiu conquistar a liderança da prova na volta 17, após ambos os pit stops da equipe. Após conquistar a liderança, Verstappen solidificou a vitória com uma margem de 22 segundos, liderando uma dobradinha da Red Bull.
Eu sabia que o carro ia ser rápido hoje e esta é uma das melhores pistas para pilotar quando você tem um bom carro. A primeira metade da temporada foi muito melhor do que qualquer um jamais poderia ter sonhado, como estamos nos saindo como equipe e vencendo tantas corridas seguidas, é incrível. Estamos definitivamente aproveitando o momento, mas também queremos manter esse ritmo e nível por muito tempo, então esperamos que depois das férias de verão estejamos fortes novamente em Zandvoort.
Max Verstappen


Leclerc manteve o pódio a uma distância segura de Lewis Hamilton, que dessa vez conseguiu manter o quarto lugar na corrida e ainda efetivar a volta mais rápida no final da prova. Fernando Alonso terminou em quinto após seu desastroso sábado, com George Russel em sexto, Lando Norris em sétimo, Esteban Ocon em oitavo, Lance Stroll em nono e Yuki Tsunoda completando a décima posição de pontuação.
O companheiro de equipe de Norris, Oscar Piastri, terminou o fim de semana em baixa após um incidente com Carlos Sainz durante a largada. Sainz pareceu espremer o australiano na curva 1, causando danos imediatos na McLaren e obrigando-o a abandonar. Mais tarde, na volta 23 a Ferrari de Carlos Sainz também foi levada aos boxes, tendo um término precoce na prova. Enquanto Piastri acredita que o incidente foi típico de um “incidente de corrida da primeira volta, primeira curva”, Sainz trouxe outro ponto de vista para a situação, mencionando o otimismo de Piastri na manobra e alegando “inexperiência” do piloto, em entrevista para a Sky.
Eu estava em um ataque com Lewis [Hamilton] na curva 1 e então recebi o contato na traseira direita. Se você quer minha opinião honesta, acho que foi um erro de Oscar [Piastri] tentar passar lado a lado na curva 1. Se você olhar para os últimos sete, oito anos, todos que tentaram essa jogada, nunca funcionou de verdade e gerou incidentes, olhando para as corridas anteriores. Então, sim, não sei se foi um pouco de falta de experiência, um pouco de otimismo, mas novamente um incidente de corrida que nos custou a corrida.
Carlos Sainz
A Formula 1 retorna dia 27 de Agosto, em Zandvoort, na Holanda. A seguir, acompanhe a tabela do campeonato de pilotos para a primeira metade de 2023:
Posição | Piloto | Pontuação |
1 | Max Verstappen | 314 |
2 | Sergio Perez | 189 |
3 | Fernando Alonso | 149 |
4 | Lewis Hamilton | 148 |
5 | Charles Leclerc | 99 |
6 | George Russell | 99 |
7 | Carlos Sainz | 92 |
8 | Lando Norris | 69 |
9 | Lance Stroll | 47 |
10 | Esteban Ocon | 35 |
11 | Oscar Piastri | 34 |
12 | Pierre Gasly | 22 |
13 | Alexander Albon | 11 |
14 | Nico Hulkenberg | 9 |
15 | Valtteri Bottas | 5 |
16 | Zhou Guanyu | 4 |
17 | Yuki Tsunoda | 3 |
18 | Kevin Magnussen | 2 |
19 | Logan Sargeant | 0 |
20 | Nyck De Vries | 0 |
21 | Daniel Ricciardo | 0 |