Tem mais um rookie ganhando na Formula 2 esse ano! O francês Victor Martins conseguiu a sua primeira vitória na categoria largando da pole. Foi uma corrida repleta de incidentes e muitos caos, mas o Martins conseguiu garantir o lugar mais alto do pódio.
A largada foi ótima para o Iwasa, que largou em terceiro, mas conseguiu pular para primeiro logo na primeira curva. Mas logo em seguida, Martins já recuperou sua posição inicial e voltou para primeiro.
Bearman conseguiu ir para terceiro e Maini perdeu quatro posições. Ainda na primeira volta, Hauger girou na pista e acabou indo para último, mas trouxe o carro de volta sem causar acidentes.
Nas voltas iniciais, tivemos brigas de posições entre Fittipaldi e Doohan, Nissany e Hadjar e Maloney e Vesti. Na volta 7, alguns pilotos foram para o box para a troca de pneus, porém esses pilotos deram azar: no exato momento, tivemos uma bandeira amarela.
Coordel girou e parou na pista no setor 3, acionando o Safety Car. A maioria dos pilotos resolveram ir para os boxes para a troca obrigatória de pneus.
Hadjar liderava a corrida, porém ainda não havia feito a sua parada. A relargada aconteceu na volta 10, mas não durou muito tempo, pois na mesma volta tivemos novamente o Safety Car.
Hauger, Vesti e Stanek acabaram se enrolando na relargada. Stanek abandonou, Hauger e Vesti foram para os boxes para arrumar os carros e voltar para a corrida, porém só o Hauger teve esse privilégio.
O carro do Vesti acabou ficando com a suspensão quebrada e não conseguiu retomar a corrida. Safety Car saiu na volta 14.
Bearman não teve muita sorte nessa segunda relargada, acabou indo para fora da pista e perdeu algumas posições, assim como o brasileiro Fittipaldi.
Martins, que era o líder de corrida virtual, recebeu punição de 5 segundos por ganhar vantagem fora da pista na volta 1.
Iwasa perdeu algumas posições também por conta da briga com o Maloney. Logo em seguida, tivemos mais um Safety Car. Os companheiros de equipe Maini e Boschung se tocaram e acabaram ficando de fora da corrida.
Os pilotos que ainda não haviam ido paro o box, aproveitaram que o Safety Car passou pelo pit lane e fizeram as suas paradas obrigatórias.
A corrida relargou pela terceira vez na volta 19, com brigas por posições entre Novalak e Iwasa, Bearman e Correa e Fittipaldi e Crawford.
Na volta 22, a briga pela segunda posição esteva interessante com Maloney, Leclerc e Pourchaire. Doohan também vinha escalando o grid e pegou a quinta posição que era de Iwasa.
Verschoor, Nissany e Daruvala foram os pilotos que receberam 5 segundos de punição por ultrapassar o limite de velocidade no pit lane. Leclerc errou e perdeu algumas posições, caindo para a sétima posição.
Na volta 27, faltando apenas 2 para o fim, Martins conseguiu abrir os 5 segundos de diferença do Maloney para não perder o primeiro lugar e ainda conseguiu a volta mais rápida.
O pódio foi completado pelo Zane Maloney e Theo Pourchaire.
A Formula 2 volta para a etapa na Hungria, nos dias 21 a 23 de julho.
Essa corrida, apesar do horário, foi uma das melhores que já vi da F2, o texto expõe corretamente as emoções da corrida.